domingo, 13 de julho de 2014

Futebolistas leoninos estrangeiros que estiveram presentes no Campeonato do Mundo.



Chega hoje, dia 13 de Julho, ao fim a 20ªedição do Campeonato do Mundo de Futebol realizado no Brasil. O jogo decisivo tem lugar no mítico, imponente e remodelado Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e vai opor duas das seleções com melhor historial em Campeonatos do Mundo, a Alemanha e a Argentina. Esta final trata-se já de um clássico do Campeonato do Mundo de Futebol e será, igualmente, uma espécie de "tira-teimas" entre estas duas históricas seleções, uma vez que ambas já se encontraram anteriormente em duas ocasiões na final de um "Mundial", mais concretamente, em 1986, no México, com vitória da Argentina por 3-2 e em 1990, em Itália, com vitória da Alemanha por 1-0. Hoje haverá o tão ansiado e emocionante desempate entre estas duas grandes seleções, sendo que, à partida, tendo em conta a qualidade e a eficácia do futebol exibido por cada uma das equipas até agora, a Alemanha parece reunir maior dose de favoritismo.
No entanto, a história dos "Mundiais" já mostrou por diversas vezes que nem sempre o favorito acaba por ser o vencedor, pois uma final é um jogo especial em que existem vários fatores imprevisíveis que acabam por ter uma enorme influência no desenrolar e desfecho da partida. Caso a Argentina vença a Alemanha, a seleção sul-americana igualará esta no número de títulos de campeã do mundo, mais concretamente 3. Caso seja a Alemanha a derrotar a Argentina, aquela passará a ostentar no seu currículo 4 títulos de campeã do mundo, tantos quantos a Itália e menos um que o "penta" Brasil.
A propósito do encerramento de mais uma edição do "Mundial" de futebol, lembramo-nos hoje de recordar quem e quantos foram os futebolistas estrangeiros do Sporting que estiveram presentes em Campeonatos do Mundo. Após termos efetuado essa pesquisa, chegamos à conclusão que, em 7 edições do "Mundial", marcaram presença 14 jogadores (um deles, Iordanov, repetente em duas edições) de 11 nacionalidades diferentes. Outra curiosidade tem a ver com o facto de ter sido um jogador do Sporting, o primeiro estrangeiro a jogar em Portugal e a estar presente num "Mundial" (em 1974, na Alemanha), o famoso e inesquecível goleador argentino, Hector Yazalde, um dos maiores avançados da história do Sporting.
Vejamos então a respetiva lista ordenada cronologicamente:
  • 1974 (Alemanha): Yazalde (Argentina). 
  • 1982 (Espanha): Meszaros (Hungria).
  • 1990 (Itália): Silas (Brasil) e Ivkovic (Jugoslávia).
  • 1994 (Estados Unidos): Valckx (Holanda), Balakov (Bulgária) e Iordanov (Bulgária).
  • 1998 (França): De Wilde (Bélgica), Saber (Marrocos), Ramirez (Paraguai) e Iordanov (Bulgária).
  •  2010 (África do Sul): Matias Fernandez Chile).
  • 2014 (Brasil): Rojo (Argentina) e Slimani (Argélia).


Deste lote de 13 jogadores, apenas um, Rojo, poderá, caso logo à noite a Argentina se sagre campeã do mundo, gabar-se de ter sido campeão do mundo estando ao serviço do Sporting. Dos restantes jogadores, o mais longe que alguns deles chegaram na competição foram os búlgaros Balakov e Iordanov que, em 1994, estiveram presentes nas meias finais, tendo a Bulgária sido então derrotada pela Suécia por 4-0.
A terminar este rol de curiosidades, resta acrescentar que houve um jogador campeão do mundo pelo Brasil, Anderson Polga, que viria a jogar no Sporting precisamente após essa conquista, em 2002, no "Mundial" realizado no Japão e Coreia do Sul. Caso a Argentina vença a Alemanha na final de logo à noite, o Sporting poderá orgulhar-se de ter no seu plantel atual um campeão do mundo, Marcos Rojo!