terça-feira, 19 de março de 2013

Jesualdo Ferreira - 4º técnico a treinar os "3 Grandes" e o mais velho de sempre a treinar o Sporting.

Ao assumir o comando técnico do Sporting em Janeiro passado, em substituição do belga Vercauteren, despedido, ao fim de 2 meses, pelo presidente leonino Godinho Lopes, Jesualdo Ferreira tornou-se no 4º técnico da história do futebol português a treinar os chamados "3 Grandes". Antes de Jesualdo Ferreira, já haviam passado pelo Sporting, F.C. Porto e Benfica, o brasileiro Otto Glória, o chileno Fernando Riera e o português Fernando Santos.

 
Este trio de treinadores acabou por se sagrar campeão nacional por, pelo menos, um dos "3 Grandes", a saber: Otto Glória, campeão ao serviço do Benfica e do Sporting (em 1965/66), Fernando Riera, campeão ao serviço do Benfica e Fernando Santos, campeão ao serviço do F.C. Porto. Também Jesualdo Ferreira se sagrou campeão nacional ao serviço do F.C. Porto e, como treinador-adjunto de Toni, também ao serviço do Benfica.
Com o ingresso de Jesualdo Ferreira no Sporting, o clube de Alvalade contabiliza, numa só temporada, 4 treinadores, depois de Sá Pinto, que transitou da época passada, Oceano e Vercauteren. Remonta à época de 1997/98, a última vez que o Sporting havia tido 4 treinadores na mesma temporada. Com efeito, nessa época em que o Sporting não foi além do 4º lugar (a 21 (!) pontos do campeão nacional, o F.C. Porto), passaram pelo seu comando técnico Octávio Machado, Francisco Vital, o chileno Vicente Cantatore e Carlos Manuel.
Na presente temporada, infelizmente o Sporting já só luta pelo 5º lugar que dá ainda acesso a uma vaga na Liga Europa. Caso consiga alcançar esta posição, o clube leonino iguala a sua pior classificação de sempre no Campeonato Nacional, ocorrida na já distante época de 1975/76, sob o comando técnico de Juca.
Registe-se outra curiosidade a respeito de Jesualdo Ferreira; aos 66 anos, tornou-se o técnico mais velho de sempre a treinar o Sporting, ultrapassando, neste particular, o anterior recorde de 12 anos que estava na posse de Fernando Mendes, quando este antigo jogador e treinador, então com 63 anos, passou pela última vez pelo Sporting, em Janeiro de 2001.
Vejamos, a título de curiosidade, o "ranking" dos 12 treinadores mais velhos da História do Sporting, liderado por 2 treinadores portugueses:
 
 
1º) Jesualdo Ferreira - 66 anos; 2º) Fernando Mendes - 63 anos (campeão nacional em 1979/80); 3º) Vicente Cantatore (Chile) - 62 anos; 4º) Bobby Robson (Inglaterra) - 59 anos; 5º) Jimmy Hagan (Inglaterra) - 58 anos; 6º) Mirko Jozic (Croácia) - 58 anos; 7º) Joseph Szabo (Hungria) - 58 anos (campeão nacional em 1940/41, 1943/44 e 1953/54); 8º) Gentil Cardoso (Brasil) - 57 anos; 9º) Robert Waseige (Bélgica) - 57 anos; 10º) Franky Vercauteren (Bélgica) - 56 anos; 11º) Malcolm Allison (Inglaterra) - 54 anos (campeão nacional em 1981/82); 12º) Fernando Riera (Chile) - 54 anos.
Este "ranking" é constituído maioritariamente por treinadores estrangeiros (3 ingleses, 2 belgas, 2 chilenos, 1 brasileiro, 1 húngaro e 1 croata), incluindo apenas os 2 treinadores portugueses mais velhos. Destes 12 treinadores, apenas 3 se podem orgulhar de se terem sagrado campeões nacionais de "leão ao peito".
 

6 comentários:

Dirceu disse...

3 grandes?

ALEXANDRE disse...

Exatamente, caro amigo! Leu bem, 3 grandes. É isso mesmo que diz o historial do futebol português em matéria de títulos e troféus conquistados por F.C. Porto, Benfica e Sporting. No futebol o Sporting é realmente o 3º grande, atrás dos outros dois, mas no cômputo geral das modalidades é o 1º grande, pois é dos 3, o que tem mais troféus conquistados, para além de outros recordes que pode consultar no Armazém Leonino! Saudações leoninas.

ALEXANDRE disse...

Viva caro amigo. Parabéns pelo seu blogue. Vou colocar o seu endereço nos links leoninos do meu blogue. Até breve. Saudações leoninas.

Anónimo disse...

Rui Nascimento:

Amigo sportinguista,
Refere que o Sporting, caso chegue ao 5º lugar, iguala a sua pior classificação de sempre, em 1975/76. Mas é plural e não singular, pois por mais 3 ocasiões, o nosso clube ficou nesta posição: em 1964/65, treinado por Jean Luciano e depois por Armando Ferreira, curiosamente na época seguinte a ter ganho a Taça das Taças; em 1868/69, sob o comando de Fernando Caiado, primeiro e de Armando Ferreira, depois; em 1972/73, sob o comando de Ronnie Allen e posteriormente de Mário Lino.

Cumprimentos

ALEXANDRE disse...

Boa tarde caro amigo. De facto, não me soube explicar bem. O que eu queria dizer (e que deveria ter acrescentado) é que iguala a sua pior classificação de sempre (5º lugar), a última delas atingida na época de 1975/76. Aliás, se pesquisar no blogue encontra também 2 outros artigos que falam precisamente das outras 3 ocasiões que refere e bem (épocas de 1964/65, 1968/69 e 1972/73). Obrigado na mesma pela correção. Cumprimentos cordiais e saudações leoninas. Alexandre Ribeiro.

ALEXANDRE disse...

Caro amigo Rui Nascimento.

Veja por favor em http://armazemleonino.blogspot.pt/search/label/Curiosidades.

Obrigado pela atenção dispensada. Volte sempre. Adeus e até breve. Saudações leoninas. Alexandre Ribeiro.