sábado, 7 de abril de 2012

Recordações de um "derby" com duas décadas: Sporting - 2 / Benfica - 0 (1992/93).


A propósito do "derby" da próxima 2ª feira, em Alvalade, entre os dois velhos e eternos rivais lisboetas, o Armazém Leonino recorda hoje um Sporting-Benfica realizado há quase 20 anos, mais concretamente, a 17 de Outubro de 1992, a contar para a 8ª jornada do Campeonato Nacional da época de 1992/93.
O jogo, arbitrado pelo internacional Carlos Valente (Setúbal), ficaria marcado, pela negativa, em termos disciplinares, devido a 3 expulsões ocorridas no decorrer da 2ª parte da partida, duas para os jogadores leoninos Filipe (aos 54 minutos) e Iordanov (aos 77 minutos), ambas por duplo amarelo, e uma para Vítor Paneira (aos 54 minutos), por vermelho directo.
Outro facto relevante e até curioso registado neste encontro, devido à sua originalidade, foi o golo leonino marcado logo aos 20 segundos de jogo, da autoria do saudoso e inesquecível médio/avançado búlgaro Balakov. Ainda os jogadores do Benfica não tinham tocado na bola, e já Balakov, com um remate indefensável de fora da área, forte e colocado, colocava o Sporting em vantagem, num golo que ainda hoje constitui o recorde do golo mais rápido em derbies Sporting-Benfica ou Benfica-Sporting.
Na 2ª parte, aos 52 minutos, Iordanov dilatava a vantagem para a equipa leonina, fixando o resultado em 2-0, o qual se iria manter até final da partida. Na sequência deste golo, e como atrás referimos, os médios Filipe e Vítor Paneira desentenderam-se, chegando mesmo a pegarem-se, sendo ambos expulsos pelo árbitro sertubalense.
A edição de 5ª feira do jornal A Bola publicou então uma caricatura, da autoria de Ricardo Galvão, alusiva ao "derby" do fim de semana anterior - a qual apresentamos a seguir - em que podemos ver o treinador inglês leonino, Bobby Robson a derrotar, num combate de boxe, o treinador croata do Benfica, Tomislav Ivic.
Recordamos, a seguir, a constituição da equipa leonina (alinhando num sistema táctico em 4x4x2) que derrotou, há quase duas décadas, o seu rival encarnado, com dois golos sem resposta da inesquecível dupla búlgara ("Bala-Iorda") que tantas saudades deixou entre a família sportinguista:
Ivkovic; Marinho, Valckx, Barny e Leal; Figo, Peixe, Filipe e Balakov; Cadete (cap.) e Iordanov. Na 2ª parte, aos 68 e 79 minutos, Amaral e Capucho renderiam, respectivamente, Cadete e Figo.
Equipa-tipo leonina (época de 1992/93) que ficou classificada
em 3º lugar no campeonato.
Em cima (da esquerda para a direita): Leal, Barny, Valckx,
Peixe, Iordanov e Ivkovic.
Em baixo (mesma ordem): Marinho, Cadete, Balakov, Figo e Filipe.

Que bom seria que o Sporting repetisse este resultado na próxima 2ª feira! Seria, de facto, um excelente sinal de vitalidade para o que resta de uma temporada que todos os sportinguistas ainda esperam que seja de sucesso, com a conquista da Taça de Portugal e, quem sabe, da Liga Europa! Apesar do cansaço  natural que os jogadores leoninos apresentam nesta fase desgastante e decisiva da época, a motivação para este derby deve estar suficientemente elevada para que os nossos atletas superem a fadiga física e demonstrem, uma vez mais, a sua garra, o seu espírito de sacrifício e a ambição de alcançar mais uma vitória da "Era Sá Pinto" diante do Benfica. Tudo é possível! Somos o Sporting!

2 comentários:

Anónimo disse...

Rectificação: o golo de Balakov não foi aos 20 segundos mas sim aos 12!
Quase impossível de bater este record...

Anónimo disse...

Eu gostava imenso deste treinador.
Rui Nascimento:
Não fosse a burrice do Sousa Cintra e podiamos ter sido campeões com O Robson. Já nesta época, apesar da irregularidade, viram-se bons espectáculos dados pelo Sporting! No final deste jogo, estava radiante, pois não venciamos os rivais para o campeonato desde os 7-1 de 1986, apesar de os termos vencido 2 vezes na Supertaça(3-0 e 1-0) no ano seguinte. Aquele golo do Balacov, fantástico!!!Foi o melhor estrangeiro que eu vi jogar até hoje no nosso clube!