domingo, 20 de novembro de 2011

As 7 melhores sequências de vitórias do Sporting.

A derrota diante do Vaslui, na Roménia, no passado dia 3 de Novembro, em jogo a contar para a 4ª jornada da fase de grupos da Liga Europa, ditou a interrupção de uma série de 10 vitórias seguidas da equipa leonina. Mas pior que a interrupção daquela série vitoriosa foi a lesão grave sofrida pelo médio argentino Rinaudo que o obriga a uma paragem de quase 4 meses, ficando o Sporting privado do concurso de um jogador fundamental do seu onze.
A propósito daquela dezena de jogos consecutivos sempre a vencer por parte dos "leões", o Armazém Leonino recorda hoje as 7 melhores sequências de vitórias obtidas até hoje na História do futebol leonino. Nesta lista, o Sporting de Domingos Paciência surge na 3ª posição ex-aequo com o Sporting de Paulo Bento (época de 2005/06).
Vejamos então esta lista liderada por uma das famosas equipas da época de ouro dos "Cinco Violinos":

- Época 1946/47: 16 vitórias seguidas (treinadores: Robert Kelly e Cândido de Oliveira);
Em cima (da esquerda para a direita): Juvenal, Manuel Marques, Veríssimo,
Canário, Octávio Barrosa e Azevedo.
Em baixo (mesma ordem): Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Travassos e Albano.

- Época 1951/52: 12 vitórias seguidas (treinador: Randolph Galloway);
Jogadores equipados. Em cima (da esquerda para a direita): Passos, Albano, Martins,
jogador encoberto (?), Juca, Vasques e Pacheco.
Em baixo (mesma ordem): ?, Caldeira, Travassos e Carlos Gomes.

- Épocas 2005/06 e 2011/12: 10 vitórias seguidas (treinadores: respectivamente, Paulo Bento e Domingos Paciência);

- Épocas 1937/38, 1942/43 e 1957/58: 9 vitórias seguidas (treinadores: respectivamente, Joseph Szabo nas duas primeiras épocas referidas e Enrique Fernandez).


Nestas 7 épocas, o Sporting conquistou o Campeonato Nacional em 3 delas, mais concretamente, nas temporadas de 1946/47, 1951/52 e 1957/58.
O Sporting de Domingos Paciência ficou pois a duas vitórias de igualar o feito do técnico inglês Randolph Galloway que conquistou 3 campeonatos nacionais consecutivos ao serviço dos "leões".
Já o recorde de 16 vitórias consecutivas alcançadas por uma das melhores equipas leoninas de todos os tempos (terá sido a melhor?) será difícil de igualar nos tempos mais próximos. 

2 comentários:

Anónimo disse...

RUI NASCIMENTO:
-Faltam as 11 vitórias consecutivas da época 1990/91, nas primeiras 11 jornadas, cujo treinador era Marinho Peres, numa equipa onde sobressaíam Ivkovic, Luisinho, Cadete e Gomes.

ALEXANDRE disse...

Caro amigo Rui Nascimento. Essas 11 vitórias consecutivas que refere foram para o Campeonato Nacional, mas pelo meio, houve 2 jogos a contar para a Taça UEFA, em que o Sporting empatou 2-2 em Malines e perdeu 2-0 em Timisoara. Portanto no total das competições não foram 11 vitórias consecutivas. Obrigado pela sua participação e comentário. Cumprimentos cordiais e saudações leoninas! Alexandre Ribeiro.