quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Recordações de uma antiga eliminatória com o FC Zurique (Março de 1974).


A propósito do jogo de amanhã, entre o FC Zurique e o Sporting, a contar para a 1ª jornada da fase de grupos da Liga Europa, cuja partida assinala a estreia do Sporting nas competições europeias desta época, o Armazém Leonino recorda hoje o anterior confronto, ocorrido na época de 1973/74, entre estes dois clubes.
A época de 1973/74 foi, aliás, uma das melhores de sempre da História do futebol leonino, uma vez que, a nível interno, os "leões" conquistaram a "dobradinha" (campeonato e Taça de Portugal) e o seu inesquecível avançado argentino Yazalde sagrou-se o melhor marcador do campeonato, com a fantástica marca de 46 (!) golos (em 29 jogos), ainda hoje recorde do campeonato nacional, conquistando nessa temporada a "Bola de Prata" e a "Bota de Ouro".
Para ser uma época extraordinária só faltou mesmo a chegada da equipa leonina à final da Taça das Taças, cujo feito esteve muito perto de acontecer. Os "leões" seriam, contudo, eliminados nas meias finais, diga-se de forma injusta, pela equipa alemã do Magdeburgo (ex-RDA) - 1ª mão, 1-1 (em Lisboa); 2ª mão, 1-2 (na Alemanha) - que curiosamente viria a conquistar o troféu.

Estádio José Alvalade, 6 de Março de 1974.
Sporting - 3 / FC Zurich - 0 (1ª mão, quartos de final da Taça das Taças).
Troca de galhardetes e de cumprimentos entre os capitães das duas equipas:
à esquerda, o mítico guardião e capitão leonino, o eterno Vítor Damas.

Ora foi precisamente na eliminatória anterior, nos quartos de final da competição, que o Sporting defrontou o FC Zurique. A equipa leonina recebeu a equipa suíça, na 1ª mão, em Alvalade, a 6 de Março, vencendo por um esclarecedor 3-0, tendo os golos sido todos obtidos na 2ª parte, por intermédio de Nélson (55 minutos), Marinho (57 minutos) e Yazalde (80 minutos, grande penalidade).
Perante este resultado relativamente tranquilizador, o Sporting encarou com optimismo, mas com sentido de responsabilidade, o encontro da 2ª mão, em Zurique, a 20 de Março. E, na verdade, a equipa leonina voltou a confirmar a sua superioridade, jogando, simultâneamente, com confiança e ambição, apesar de ter sofrido um golo madrugador, logo aos 6 minutos.
No entanto, a equipa leonina não se atemorizou, demonstrando grande personalidade e maturidade. Rapidamente se recompôs e o seu valor veio ao de cima, não voltando a permitir qualquer veleidade por parte da equipa suíça, a qual não conseguiu voltar a marcar qualquer golo. Ao invés, foram os "leões" que alcançaram o empate pouco tempo depois, aos 18 minutos, por intermédio de Baltasar, fixando o resultado em 1-1, o qual não viria a sofrer alteração até ao final da partida.

Zurique, 20 de Março de 1974.
FC Zurich - 1 / Sporting - 1 (2ª mão, quartos de final da Taça das Taças).
Os agradecimentos e festejos dos bravos "leões" que tinham acabado
de ultrapassar a equipa suíça rumo às meias finais da Taça das Taças.
Da esquerda para a direita: Dinis, José Carlos, Marinho, Yazalde, Alhinho,
Carlos Pereira, Fraguito (semi-encoberto), Chico, Bastos e Damas.

O Sporting carimbava, assim, o passaporte para as meias finais da Taça das Taças, onde viria a ser eliminado, fruto de uma grande infelicidade em matéria de jogadores-chave castigados (Nélson na 1ª mão) e lesionados (Yazalde na 1ª e 2ª mãos e Dinis na 2ª mão), incluindo uma grande penalidade falhada por Dinis (na 1ª mão) e uma oportunidade flagrante de golo falhada por Tomé (na 2ª mão)!
Esta eliminatória foi, de facto, ingloriamente perdida, pois o Sporting mostrou ser superior à equipa alemã no conjunto dos 2 jogos. Uma vez mais a sorte foi madrasta para o Sporting! Na véspera do dia 25 de Abril e da "Revolução dos Cravos", o Sporting esteve também prestes a fazer História, 10 anos depois da conquista da Taça das Taças, em 1964.
O Armazém Leonino faz votos para que amanhã, em Zurique, o Sporting volte a vencer e a superiorizar-se à equipa suíça, tal como o fez há pouco mais de 37 anos, e que o jogo de amanhã possa marcar o arranque de uma excelente campanha leonina na Liga Europa, quem sabe, até à final de Maio, em Bucareste. Força Sporting, mostra a tua garra!

Sem comentários: