terça-feira, 27 de setembro de 2011

Alta condecoração atribuída ao Sporting nas suas bodas de diamante (1981).

Momento solene em que o Presidente da República, General Ramalho Eanes,
coloca no estandarte do Sporting as insígnias de "Membro Honorário da
Ordem do Infante D. Henrique".
À esquerda, segurando o estandarte, encontra-se o sócio nº2 do Sporting, António Sobral Júnior.

Fez, no passado dia 25 de Setembro, 30 anos que o Sporting Clube de Portugal recebeu uma das mais altas condecorações atribuídas pelo Estado Português a uma instituição desportiva.
Com efeito a 25 de Setembro de 1981, ano em que o Sporting celebrou as bodas de diamante (75º aniversário), o clube de Alvalade foi agraciado pelo Presidente da República de então, o General Ramalho Eanes, com o grau de "Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique".
Na mesma cerimónia, também Jorge Vieira, então sócio nº1 dos "leões" e uma das maiores figuras, como atleta e dirigente, da História do Sporting, foi agraciado com o grau de "Cavaleiro da Ordem do Infante D. Henrique".

Momento solene em que o Ministro de Estado, Gonçalo Ribeiro Teles, condecora
Jorge Vieira com o grau de "Cavaleiro da Ordem do Infante D. Henrique".

Na verdade, Jorge Vieira (1898-1986), foi um dos grandes capitães e defesas do Sporting e da Selecção Nacional da década de 20 do século passado, tendo sido, igualmente, um prestigiado árbitro internacional e dirigente leonino.
Jorge Vieira representou o Sporting como jogador durante 12 épocas, entre 1920 e 1932, tendo realizado um total de 109 jogos oficiais com a camisola leonina e conquistado um Campeonato de Portugal e cinco Campeonatos de Lisboa. Foi ainda 17 vezes internacional A por Portugal, 15 das quais na condição de capitão da selecção nacional. Jorge Vieira ficou conhecido para a posteridade como o "capitão perfeito", devido ao comportamento exemplar e "fair-play" em campo, aliados a uma forte personalidade e capacidade de liderança.

Jorge Vieira de "leão ao peito" e com o emblema das "quinas".

Ao longo da sua vida, Jorge Vieira recebeu várias condecorações, destacando-se, entre outras, a referida anteriormente, em 1981, e a medalha de "Mérito Desportivo" atribuída pela então designada Direcção Geral dos Desportos, em 1979.
Um ano antes de falecer, em 1985, Jorge Vieira tornou-se no primeiro sócio do Sporting a receber o emblema de 75 anos de filiação. Viria a falecer em 1986, com 88 anos, quando era então o sócio nº1 do Sporting, a grande paixão da sua vida.

Sem comentários: