quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A beleza da caricatura e da poesia numa equipa leonina!

Como já é certamente do conhecimento de todos os amigos sportinguistas que visitam com frequência o Armazém Leonino, somos grandes apaixonados por caricaturas, com especial predilecção por todas as que foram desenhadas pelo Mestre incontestável da caricatura desportiva em Portugal, o saudoso e inesquecível Francisco Zambujal.
Por isso, sempre que surge a oportunidade de publicar uma nova caricatura, o Armazém Leonino não hesita em fazê-lo, com enorme gosto e prazer. Porém, hoje não publicamos uma caricatura de Francisco Zambujal, mas sim de um outro artista da década de 50, de seu nome Natalino.
Com efeito, num dos seus números semanais relativo ao ano de 1951, a popular revista humorística "Cara Alegre" trazia uma separata no seu interior de homenagem à equipa leonina campeã nacional da época de 1950/51.
Esta separata tinha a particularidade de apresentar as caricaturas dos 11 futebolistas leoninos campeões daquela temporada. Para além disso, cada uma das 11 caricaturas era acompanhada por 4 versos que caracterizavam o respectivo jogador.
Trata-se, na verdade, de uma separata muito bonita, a qual constituiu uma forma original da revista "Cara Alegre" prestar a sua homenagem àquela famosa equipa do Sporting que conquistou o Campeonato Nacional na temporada de 1950/51.
Apresentamos, a seguir, as caricaturas dos 11 "leões" campeões, cada uma delas acompanhada, como atrás referimos, de uma curiosa e engraçada quadra.

Da esquerda para a direita e de cima para baixo: Veríssimo, Caldeira,
(Carlos) Gomes (g.r.), Passos, Juvenal, Juca, Jesus Correia, Travassos,
Vasques, Albano e (João) Martins.

1 comentário:

Miguel Salazar disse...

Meus caros amigos, um dia destes vou fazer mais uma caricatura de uma velha glória sportinguista.
Fica prometido...