segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Sporting - Campeão de Lisboa de Basquetebol em Infantis (1954)

Equipa de infantis de basquetebol do Sporting campeã de Lisboa em 1954.
(separata do álbum dos campeões da revista de BD "Mundo de Aventuras")

O Armazém Leonino volta hoje a publicar mais uma belíssima foto a cores de uma antiga equipa de basquetebol do Sporting, desta vez, referente ao escalão de infantis da década de 50 do século passado. Esta foto é, na verdade, uma autêntica relíquia, dada a sua antiguidade (56 anos) e raridade em termos da equipa que retrata.
Lançamos, desde já, um pedido de ajuda no sentido dos nossos amigos sportinguistas, sobretudo os mais velhos, nos ajudarem a identificar os jogadores desta formação leonina de 1954, tarefa que, na nossa opinião, não se afigura nada fácil, pois é extremamente complicado reconhecer jogadores num escalão de infantis, ainda por cima, passado mais de meio século.
Talvez o nosso amigo e ex-atleta leonino de basquetebol, Frederico Mesquita, que é um grande conhecedor da história do basquetebol leonino e que, certamente, conhece muitos antigos basquetebolistas do Sporting, nos possa ajudar, directamente ou por intermédio de antigos atletas do clube, nesta difícil tarefa.
Aqui fica este aliciante desafio! O Armazém Leonino fica a aguardar ansiosamente pelas contribuições para a identificação destes 9 campeões!

Hoje, dia 30 de Outubro de 2010, chegou-nos, por email, a resposta ao nosso pedido de ajuda, tendo sido precisamente o nosso grande amigo Frederico Mesquita que, graças ao facto de conhecer um dos basquetebolistas da foto (nº10 - José Mário Soares) e por seu intermédio, conseguiu identificar todos os jogadores desta equipa de infantis de 1954.
Só por curiosidade, registe-se o facto de, naquele ano, Frederico Mesquita contar apenas 5 anos de idade. No entanto, na época de 1969/70, José Mário Soares foi seu companheiro na equipa sénior leonina.
Eis, então, a constituição completa da equipa leonina que se sagrou Campeã de Lisboa de Basqutebol em Infantis, em 1954:
Em cima: nº9 - Andrade; nº11 - Viola; nº8 - Adérito Lopes; nº15 - Pires; nº4 - Ernesto Patrício.
Em baixo: nº10 - José Mário Soares; nº14 - Olivier; nº6 - Calçada; nº7 - Abílio Pardal.
Os agradecimentos e um abraço de amizade do Armazém Leonino para o amigo Frederico Mesquita e para o José Mário Soares.

4 comentários:

8 disse...

Nº10 - José Mario (Soares)

Em 1969 ainda jogava no Sporting e foi campeão Nacional, numa equipa onde tambem estava o Frederico Mesquita.

Abandonou aos 30 anos devido às suas responsabilidades profissionais. Um Senhor!

Anónimo disse...

Fantástica esta noticia. Parabéns ao criador deste blogue.
Aposto que há muitos Sportinguistas que nem sabem que o SCP teve esta modalidade fantástica.
Eu era atleta do Sporting de basquetebol quando a direcção da altura, presidida por Santana Lopes resolveu acabar com uma série de modalidades, entre as quais esta.
Era junior, tinhamos sido 3 anos consecutivos campeões regionais e numa ocasião vice-campeões nacionais.
Nessa altura o SCP tinha uma formação, no basquetebol muito forte que ganhava titulos em quase todos os escalões. Todo esse trabalho foi deitado fora. :(
Um abraço.

João Celorico disse...

Os meus parabéns!
Posso garantir que o nº11 é António Viola. Era meu colega na Machado de Castro, onde Mário Lemos, o treinador principal era prof. de Educação Física. Quanto ao José Mário, trabalhei com o irmão dele. O Calçada, tenho dúvidas se não era também da Machado de Castro.
Bons tempos!
Saudações leoninas
João Celorico

Franco Olivieri disse...

Só agora descobri esta foto incrível mas eu andava á procura doutra da mesma equipa campeão nacional infantís que saiu na altura na revista Aventura mas que eu infelizmente perdí. Sim, porque eu sou o número 14 Franco Olivieri, italiano. Os meus amigos com certeza lembram-se de mim como eu lembro- me deles com muitas saudades.Fico á espera duma resposta e que alguém dê notícias da outra foto !!
UM ABRAÇO FRANCO OLIVIERI