terça-feira, 21 de setembro de 2010

Equipas leoninas com mais e menos golos marcados e sofridos no Campeonato Nacional.

Há algum tempo atrás, o Armazém Leonino publicou dois artigos, o primeiro e o segundo, respectivamente, sobre a equipa leonina com menos golos sofridos e com mais golos marcados no Campeonato Nacional da 1ª Divisão.
Se bem estarão recordados, a equipa da época de 1970/71 foi, até hoje, de todas as formações leoninas, aquela que sofreu menos golos no campeonato, apenas 14, se bem que não seja recorde a nível nacional. Por outro lado, a equipa da época de 1946/47 detém, até hoje, o recorde nacional de mais golos marcados no campeonato, num total de 123 (!) golos em 26 jogos, registo este, na verdade, extraordinário e dificílimo de igualar, atrevendo-nos até a afirmar que será praticamente impossível de bater.
Hoje vamos recordar as marcas opostas em matéria de golos marcados e sofridos, isto é, as equipas leoninas que marcaram menos golos e que sofreram mais golos no Campeonato Nacional, em relação às quais também reza a História e não faz mal nenhum lembrar, pois nem só de recordes e de grandes feitos alcançados pelo Sporting se fala e se escreve neste blogue. Aliás, relativamente a este facto, ninguém de boa fé e com honestidade intelectual, nos poderá alguma vez acusar de só falarmos das coisas boas e positivas do nosso clube.
O Armazém Leonino orgulha-se do rico historial e do brilhante palmarés desportivo do Sporting, não se cansando nunca de o divulgar e dar a conhecer, mas, como não somos fanáticos nem fundamentalistas, não escondemos ou disfarçamos os aspectos menos positivos ou negativos que também existem na História leonina, aos quais já temos, aliás, feito referência várias vezes.
Feito este pequeno parênteses para esclarecer os propósitos do Armazém Leonino, os quais são, aliás, do conhecimento de todos quantos nos visitam e nos honram com a sua presença e comentários, vamos agora registar as duas marcas negativas em termos de golos marcados e sofridos.

- Equipa leonina com mais golos sofridos no Campeonato Nacional da época de 1987/88: O Sporting terminou o campeonato num modesto 4º lugar, com 41 golos sofridos em 38 jogos (média de, aproximadamente, 1,1 golo sofrido por jogo).
Em cima (da esquerda para a direita): Venâncio (cap.), Rui Correia (g.r.), Duílio,
Mário Jorge, Virgílio e João Luís.
Em baixo (mesma ordem): Oceano, Paulinho Cascavel, Sealy, Silvinho e Carlos Xavier.

- Equipa leonina com menos golos marcados no Campeonato Nacional da época de 1968/69: O Sporting terminou o campeonato num paupérrimo 5º lugar (a sua pior classificação de sempre), com apenas 35 golos apontados em 26 jogos (média de, aproximadamente, 1,35 golos marcados por jogo).
Em cima (da esquerda para a direita): Celestino, Pedro Gomes, José Carlos (cap.),
Alexandre Baptista, Armando e Damas (g.r.).
Em baixo (mesma ordem): Chico, Lourenço, Marinho, José Morais e Pedras.

O Armazém Leonino é, pois, um blogue que honra e glorifica a História fantástica e inigualável do Sporting, mas é também um blogue que tem memória e que não esquece os momentos e os episódios negativos que fazem, igualmente, parte da História leonina, em relação aos quais não vem nenhum mal ao mundo se forem lembrados, que mais não seja, como aviso para não se voltarem a repetir.

1 comentário:

Fireman disse...

Tenho alguns blogs, e eu gosto que você está propondo uma parceria de link,
eu amplamente disponibilizadas aos meus blogs para aumentar minhas visitas a meus
sócios também recebem mais visitas em seus blogs também, e é uma ótima maneira para
a divulgação do nosso trabalho , o que eu faria tudo da minha colaboração com ela,
mas se não for por favor me diga o que você quer com o que nós faremos o mesmo, de um abraço,
parabéns pelo seu blog e estou esperando para aceitar a associação
Vários blogs pagerank

Vida de bombeiro
Fluzão
Curiosidades
Humor
Mensagens
Car News
Informatica
Science
Recipes