sábado, 14 de agosto de 2010

Campeonato Nacional (Época 2010-11): Esperança numa excelente temporada para os "leões".

Tem início, este fim de semana, mais uma edição do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, a 77ª, contando com as 4 primeiras edições integradas no, então denominado, "Campeonato da I Liga" (1934/35, 1935/36, 1936/37 e 1937/38), cuja competição antecedeu o Campeonato Nacional, iniciado na época de 1938/39.
No começo de uma nova época futebolística, o Sporting parte, uma vez mais, na condição de forte candidato à vitória na mais importante competição do calendário futebolístico nacional. O rico historial e brilhante palmarés do clube leonino na modalidade assim o justifica, renovando-se todas as épocas a esperança, a convicção e o desejo de uma temporada de sucesso, a qual passa, obrigatoriamente, pela conquista de todas as provas em que o Sporting participa. Assim, esta época não foge à regra e o Sporting perfila-se, juntamente com o F.C. Porto, o Benfica e o Sporting Braga, como um dos principais favoritos à conquista do título de campeão nacional.
O Armazém Leonino acredita que o Sporting poderá realizar uma excelente temporada, lutando de igual para igual com os seus mais directos concorrentes. Apesar de ter sido, dos "três grandes", o que menos investiu em termos de contratações (perto de 10 milhões de euros, contra cerca de 27 e 26 milhões de euros, respectivamente, por parte do Benfica e do F.C. Porto), o Sporting apresenta, contudo, alguns bons reforços para esta época, como são os casos de Evaldo (ex-Sporting Braga), Maniche (ex-Colónia), Valdés (ex-Atalanta), Zapater (ex-Génova) e André Santos (ex-União Leiria). Relativamente a Nuno André Coelho (ex-F.C. Porto), Torsiglieri (ex-Veléz Sarsfield) e Diogo Salomão (ex-Real Massamá) espera-se que venham a confirmar-se como opções válidas e úteis do plantel leonino.
Assim, juntando estas 8 aquisições aos restantes jogadores que transitam da época transacta, como, por exemplo, Rui Patrício, Tiago, João Pereira, Abel, Carriço, Polga, Tonel, Grimi, Pedro Mendes, Izmailov (caso recupere física e psicologicamente), Vukcevic, Matias Fernandez, Yannick, Pongolle (caso recupere fisicamente), Hélder Postiga, Carlos Saleiro e Liedson, pensamos que o Sporting possui, à partida, um núcleo forte de 24/25 jogadores que oferecem garantias de realização de uma boa temporada.
Apesar das saídas de João Moutinho e de Miguel Veloso, julgamos que foram colmatadas, a nível de meio-campo, essas duas ausências. No entanto, de modo a que o plantel leonino fique definitivamente fechado, possuindo opções válidas, quer em quantidade, quer em qualidade, para os vários sectores da equipa, achamos que faltam, ainda, um defesa central e um ponta de lança de categoria internacional, que sejam, de facto, uma mais valia e venham, efectivamente, acrescentar uma qualidade extra ao plantel.

O Sporting encontra-se há 8 épocas consecutivas sem ser campeão nacional, mais concretamente, desde a época de 2001/02, a temporada do último título. Este período de tempo é o 2º maior "jejum" em matéria de campeonatos da História do clube, depois dos 18 anos de "jejum" ocorridos entre as temporadas de 1981/82 e 1999/2000 (exclusivé). Um clube com a grandeza e o historial do Sporting não pode estar tanto tempo sem ser campeão nacional.

Independentemente das contingências e vicissitudes inerentes a uma época sempre tão longa e desgastante para uma equipa de futebol, aquilo que todos os sportinguistas desejam e esperam é que os jogadores leoninos dignifiquem a camisola que envergam e que honrem o prestígio e a grandeza do emblema que defendem. Como se diz na gíria futebolística, os sportinguistas pedem aos jogadores leoninos que "comam a relva" e que deixem a "pele em campo". Quer na hora da vitória, quer na hora da derrota, aquilo que se exige pois aos nossos jogadores é que tenham brio e dignidade profissional e que, no final de cada jogo, tenham ficado com a consciência de que fizeram tudo o que estava ao seu alcance para ganhar, mesmo que a vitória tenha fugido.

Força, bravos "leões", mostrem a vossa garra em campo! A imensa e fantástica família sportinguista está com vocês! Viva o Sporting, o nosso grande amor!
A terminar este artigo, e a propósito do arranque do campeonato nacional 2010/11, não resisitimos, uma vez mais, a apresentar uma belíssima caricatura do saudoso e inesquecível artista Francisco Zambujal, a qual foi publicada numa edição de sábado do Jornal A Bola de Agosto de 1988, já lá vão 22 anos! Esta caricatura pretendia ilustrar e simbolizar o arranque do campeonato nacional referente à época de 1988/89, à partida da qual, se apresentavam os 3 crónicos candidatos ao título: Benfica, F.C. Porto e Sporting, treinados, respectivamente, por Toni, Quinito e Pedro Rocha (uruguaio).
Resta acrescentar que essa temporada não correu nada bem ao Sporting, tendo a equipa leonina tido um desempenho muito modesto, terminando o campeonato na 4ª posição. Foi, na verdade, uma época para esquecer, à semelhança, aliás, da temporada transacta (2009/10), que esperamos não se volte a repetir tão cedo.
Da esquerda para a direita: Toni (SLB), Quinito (FCP) e Pedro Rocha (SCP).

Sem comentários: