domingo, 20 de junho de 2010

Paulo Sérgio - O 5º treinador português do Sporting das últimas 8 épocas.

Desde a saída do técnico romeno, Laszlo Boloni, de Alvalade, no final da temporada de 2002/03, o Sporting tem vindo a apostar, de então para cá, somente em treinadores portugueses. Paulo Sérgio é o último treinador leonino de uma nova geração de jovens treinadores portugueses que vai estar no comando técnico do Sporting nas próximas duas temporadas (com mais uma de opção), sendo o 5º técnico a entrar em Alvalade nas últimas 8 épocas, depois de Fernando Santos (2003/04), José Peseiro (2004/05 e início de 2005/06), Paulo Bento (parte de 2005/06, 2006/07, 2007/08, 2008/09 e início de 2009/10) e Carlos Carvalhal (parte de 2009/10).
Paulo Sérgio conta apenas com 7 anos de carreira como treinador, tendo iniciado esta nova função no início da época de 2003/04, ao serviço do Olhanense, então a militar na 2ª Divisão B. Logo na sua época de estreia como treinador, Paulo Sérgio subiu o Olhanense à Liga de Honra. Aí permaneceu mais duas épocas, até ingressar, no início da época de 2006/07, no Santa Clara (Açores), seguindo-se o Beira-Mar, para onde se transferiu a meio da temporada de 2007/08.
Na época de 2008/09, Paulo Sérgio estreou-se finalmente na 1ª Divisão, ao serviço do Paços de Ferreira, clube que levou à final da Taça de Portugal daquela temporada, sendo derrotado (1-0) pelo F.C. Porto. A meio da última temporada (2009/10), transferiu-se para o Vitória Sport Clube (substituindo Nelo Vingada) ficando em 6º lugar (com os mesmos pontos do 5º classificado, o Marítimo) e falhando, assim, por pouco, o acesso à 3ª eliminatória da Liga Europa.
Apesar de ser ainda um treinador jovem (42 anos) com pouca experiência e currículo no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, Paulo Sérgio é um técnico seguro e confiante nas suas capacidades, simultaneamente frontal e ambicioso, que já mostrou, durante estes 7 anos, possuir capacidades de liderança e qualidades do ponto de vista da orientação técnica e táctica de uma equipa de futebol. Paulo Sérgio pertence a uma nova geração de jovens treinadores portugueses que tiveram uma longa experiência enquanto futebolistas e que, desde logo, procuraram recolher ensinamentos e ideias dos vários treinadores que tiveram ao longo da carreira, tendo em vista uma aplicação futura desses conhecimentos e métodos de trabalho, entretanto adquiridos enquanto jogadores.
Tal foi, na verdade, o caso de Paulo Sérgio, o qual, depois de ter representado, como jogador da 1ª Divisão, o Belenenses (triunfo na Taça de Portugal de 1988/89), o Paços de Ferreira, o Salgueiros, o Vitória de Setúbal e, por fim, o Olhanense (na 2ª Divisão B), deu início, na época de 2003/04 a uma carreira de treinador que agora, passados 7 anos, atinge o seu ponto mais alto, com o ingresso no Sporting.
Ao serviço dos "leões", o jovem treinador alentejano (natural de Estremoz) tentará provar o seu valor e confirmar as expectativas e confiança sobre si depositadas, tendo em vista a realização de uma boa época futebolística, a qual terá que passar pela conquista do título de Campeão Nacional e pela Taça de Portugal. O que Paulo Sérgio promete, para já, é muito trabalho, empenho e dedicação à causa leonina, não deixando, porém, de assumir o grande objectivo da temporada: a conquista do 19º Campeonato Nacional pelo Sporting após 8 anos de "jejum".
O Armazém Leonino deseja as maiores felicidades e êxitos a Paulo Sérgio, manifestando, desde já, todo o seu apoio e solidariedade para com o jovem técnico leonino. Com a ajuda, colaboração, carinho e estímulo de todos os sportinguistas, tornaremos mais fácil a exigente tarefa e o aliciante desafio que aguarda Paulo Sérgio, tendo em vista a concretização dos grandes objectivos da temporada de 2010/11.

Sem comentários: