sábado, 10 de abril de 2010

Vítor Damas e Manuel Fernandes - Os mais velhos jogadores leoninos a jogar um "derby"!

Já tanto se falou e escreveu a respeito das brilhantes carreiras desportivas de Vítor Damas e de Manuel Fernandes - duas das maiores glórias da História do Sporting e, provavelmente, os dois maiores ídolos do futebol leonino das décadas de 70 e 80 - que parece que nada mais há a dizer. Mas, perante jogadores com uma carreira tão longa e rica, como foi o caso da destes dois fantásticos futebolistas, há sempre mais qualquer coisa a acrescentar, um pormenor mais a referir, mais uma curiosidade a apresentar e uma "estória" mais para contar.
A propósito do próximo "derby" Benfica-Sporting, a realizar no dia 13 de Abril, a contar para a 26ª jornada do Campeonato Nacional, fomos procurar, precisamente, alguma curiosidade ou "estória" digna de interesse e que, talvez, fosse ainda desconhecida de muitos sportinguistas e, em particular, de alguns visitantes e amigos do Armazém Leonino.
Decidimos, assim, pesquisar quais os jogadores leoninos mais velhos a jogar um "derby" para o campeonato (Benfica-Sporting ou Sporting-Benfica) e descobrimos que os dois mais velhos de sempre a actuar num "derby" para o campeonato foram o lendário guardião Vítor Damas e o eterno goleador Manuel Fernandes, tendo ambos, curiosamente disputado o seu último "derby" no mesmo jogo.
Com efeito, Damas tinha 39 anos e 227 dias e Manuel Fernandes tinha 35 anos e 354 dias quando ambos efectuaram o seu último "derby" com a camisola do Sporting, mais concretamente, no dia 24 de Maio de 1987, no Estádio da Luz, em jogo a contar para a 29ª e penúltima jornada desse campeonato, no qual o Benfica viria a sagrar-se campeão nacional.
Recordemos a equipa leonina que alinhou no último "derby" das carreiras de Damas e Manuel Fernandes:
Damas; João Luís, Duílio, Venâncio e Virgílio; Marlon, Morato, Mário e Silvinho; Manuel Fernandes (cap.) e Peter Houtman.
O jogo viria a terminar com a vitória do Benfica, por 2-1, resultado esse que permitiu à equipa encarnada fazer, nesse mesmo dia, a festa do título nacional. Os golos do encontro foram apontados por Chiquinho (aos 17 minutos), Nunes (aos 25 minutos) e Mário Jorge (aos 70 minutos), que entrara para o lugar de Morato, aos 59 minutos. Também Litos viria a entrar aos 43 minutos, substituindo Marlon.
Passados 15 dias deste jogo, mais exactamente, no dia 7 de Junho de 1987, Benfica e Sporting voltaram a defrontar-se, mas desta vez, na final da Taça de Portugal, tendo o jogo terminado com o mesmo resultado do "derby" anterior (vitória do Benfica por 2-1, com Diamantino a bisar e Marlon a marcar o golo de honra leonino). Este sim, foi o último Benfica-Sporting das carreiras de Damas e Manuel Fernandes, realizado no Estádio Nacional, no Jamor.
Em vésperas de mais um "derby" a contar para o campeonato nacional, aqui ficou, simultaneamente, a recordação e a homenagem do Armazém Leonino a estes dois símbolos eternos do Sporting!

Sem comentários: