sexta-feira, 9 de abril de 2010

Sporting - Campeão Nacional de Basquetebol Júnior (1966/67)

Se bem se recordam, numa postagem de 29 de Outubro de 2009, o Armazém Leonino publicou um artigo no qual fazia referência ao "palmarés" do Sporting na modalidade de Basquetebol, tendo a propósito disso, apresentado uma foto da equipa leonina campeã regional (Lisboa) e campeã nacional sénior da época de 1955/56.
Desta vez, o Armazém Leonino apresenta uma foto de outra equipa leonina campeã nacional de basquetebol, não no escalão sénior, mas no escalão júnior, título esse conquistado na época de 1966/67. Aliás, além dos 8 títulos nacionais de basquetebol e das 5 Taças de Portugal constantes do "palmarés" sénior leonino, o Sporting venceu, ainda, por 3 vezes (intervalados por 4 anos), o Campeonato Nacional de Basquetebol no escalão júnior, mais concretamente, nas épocas de 1962/63, 1966/67 e 1970/71.

Em cima (da esquerda para a direita): Travassos, Carlos Sousa,
Albuquerque, Frederico Mesquita e José Augusto.
Em baixo (mesma ordem): Paulino, Manuel Sobreiro, Agostinho,
Ataíde, Morais e Mário Leonardo.

Esta foto foi tirada no antigo Pavilhão da Luz e foi-nos gentilmente oferecida por um antigo jogador de basquetebol do Sporting, de seu nome, Frederico Mesquita (4º em cima a contar da esquerda), o qual fez parte, precisamente, desta equipa campeã nacional de juniores da época de 1966/67. O Armazém Leonino presta assim, desta forma, uma singela homenagem a estes 11 magníficos "leões".
Em particular, ao Senhor Frederico Mesquita, que nos ofereceu esta preciosa e rara foto, os mais sinceros agradecimentos do Armazém Leonino, nas pessoas do Nuno Ramos e do Alexandre Ribeiro, os quais muito se orgulham de ter como amigo um antigo atleta que vestiu e dignificou a camisola e o emblema do nosso querido Sporting. O nosso muito obrigado, caro amigo Frederico Mesquita!

1 comentário:

sloct disse...

Uma autêntica relíquia esta foto. Magnífica.