quarta-feira, 14 de abril de 2010

Manuel Sobreiro

Graças, mais uma vez, à preciosa e inestimável colaboração do nosso amigo, e antigo atleta leonino de basquetebol, Frederico Mesquita, o Armazém Leonino tem o prazer de apresentar uma breve biografia desportiva de um grande jogador de basquetebol dos anos 60 e 70, de seu nome completo Manuel Pedro Relvas Sobreiro, que foi, precisamente, companheiro de equipa de Frederico Mesquita.
Manuel Sobreiro em acção na equipa sénior do Sporting.

Este nosso amigo teve a amabilidade de nos facultar alguns dados biográficos daquele jogador, prematuramente falecido, a 12 de Janeiro de 1982, quando contava apenas 32 anos. No passado dia 12 de Abril, Manuel Sobreiro teria feito 61 anos, caso a morte não o tivesse levado tão cedo, a 3 meses de completar 33 anos, quando ainda tinha muito para dar ao basquetebol do Sporting e uma vida à sua frente.
O Armazém Leonino associa-se a esta data, aproveitando para homenagear o grande atleta Manuel Sobreiro e agradecendo, uma vez mais, a gentileza do amigo Frederico Mesquita, sem a qual não teria sido possível escrever este artigo.
Ao serviço do Sporting, Manuel Sobreiro conquistou vários títulos nacionais, quer na categoria de juniores, quer na categoria de séniores. Indicamos a seguir esses títulos:
- na categoria de juniores, foi Campeão Metropolitano e Campeão Nacional (época de 1966/67);

Manuel Sobreiro (2º em baixo, a contar da esquerda) na equipa leonina
 campeã nacional júnior (época de 1966/67).
  
- na categoria de seniores, foi Campeão Metropolitano, tricampeão nacional (épocas de 1968/69, 1975/76 e 1977/78) e venceu 3 Taças de Portugal (nas épocas de 1974/75, 1975/76 e 1977/78); saliente-se a conquista da "dobradinha" nas épocas de 1975/76 e 1977/78.
Manuel Sobreiro foi também internacional júnior e sénior por Portugal, contabilizando, respectivamente, nessas categorias,  9 e 5 internacionalizações.
Manuel Sobreiro foi aquilo a que, habitualmente, se chama um predestinado para o basquetebol, evidenciando simultaneamente, em representação do seu clube do "coração", uma forte paixão clubista e enormes aptidões naturais para a prática da modalidade.
Apesar da sua baixa estatura para um basquetebolista, Manuel Sobreiro compensava essa aparente desvantagem com uma entrega ao jogo e espírito de luta fantásticos, aliados a umas qualidades técnicas e tácticas excelentes.
No dia em que faleceu, muito se escreveu a seu respeito, relativamente às suas qualidades técnicas e humanas, quer como atleta, quer como pessoa. Transcrevemos breves excertos de declarações proferidas por duas pessoas que com ele privaram directamente no dia a dia da vida do clube.
Carlos Sousa (seu companheiro de equipa e amigo): "Tecnicamente excelente, com excepcional visão de jogo, tinha a vantagem de, sendo uma estrela, nunca se fazer passar por isso".
Hermínio Barreto (antigo jogador leonino e seu treinador): "Manuel Sobreiro ficará para sempre nas recordações sempre vivas de um marco na História do Sporting".
Como reconhecimento dos valiosos serviços prestados ao clube, por parte de Manuel Sobreiro, a Direcção do Sporting de então decidiu, por unanimidade, conceder-lhe, a título póstumo, um louvor, em 17 de Março de 1982, cerca de 2 meses depois do seu precoce e trágico falecimento.
Mais palavras para quê? Está tudo dito a respeito de Manuel Sobreiro. Os heróis são eternos e as lendas nunca morrem!

Sem comentários: