terça-feira, 6 de abril de 2010

Bobby Robson (Treinador de 1992 até 1993)

Sir Robert William Robson, nasceu em Sacriston, no dia 18 de Fevereiro de 1933, conhecido como Bobby Robson. Robson foi um dos técnicos mais respeitados do futebol mundial. Ele assumiu o pequeno Ipswich Town em 1969 e fez do clube, um candidato a conquistar títulos. Conquistou a Taça de Inglaterra em 1978 e, após vencer a Taça Uefa em 1981, assumiu a selecção Inglesa no ano seguinte. Foi durante oito anos seleccionador Inglês, chegou às meias-finais do Campeonato do Mundo de 1990, na Itália, e perdeu nos penaltis contra a Alemanha Ocidental, que seria campeã. Desde então, dirigiu equipas como PSV, Sporting Clube de Portugal, Porto, Barcelona e Newcastle, este último, a sua terra natal. O último trabalho foi como consultor técnico da selecção irlandesa.


Bobby Robson foi contratado para treinar o Sporting pelo presidente Sousa Cintra, na época 1992/93, oferecendo-lhe um contrato de 2 anos. Na primeira temporada ao serviço do Sporting, a equipa não foi além de 3º lugar no campeonato (17 vitórias - 11 Empates e 6 derrotas = 45 Pontos). Na taça de Portugal, o Sporting foi afastado nas meias-finais pelo Boavista em Alvalade (0-1). Para a Taça Uefa o Sporting não passou da 1ª eliminatória, e diante do Grasshoppers perdemos em casa por 3-1 na 2ª mão depois de termos vencido fora o primeiro jogo por 2-1. Na época 1993/94, Bobby Robson foi despedido logo a seguir a eliminação das competições europeias diante do Casino Salzburg (7 Dezembro de 1993), perdemos na Áustria por 3-0, em Alvalade tínhamos vencido por 2-0. Sousa Cintra descontente com esta eliminação despediu Bobby Robson, nas competições internas o Sporting continuava em 1º lugar. Bobby Robson nunca mais perdoou o Sporting, tinha sido o seu primeiro despedimento numa já considerável carreira desportiva como treinador. Carlos Queirós viria a ser o seu sucessor.

Foi condecorado com a Ordem do Império Britânico em 1990 e com o título de cavaleiro em 2002, ambos pelo seu serviço ao futebol. Deu por terminada a sua carreira de treinador em 2004, quando orientava o Newcastle United. Faleceu em 31 de Julho de 2009, aos 76 anos.

1 comentário:

Rui Nascimento disse...

Um dos meus treinadores preferidos do Sporting. Tanto na altura como mais tarde, se percebeu que o seu despedimento foi uma estupidez de todo o tamanho de Sousa Cintra e fiquei triste com a sua saída. Quem é que despede um treinador estando este no 1º lugar ex-áqueo com os rivais? Com ele, podíamos ter sido campeões. Veio o Queirós e estragou tudo!