quarta-feira, 24 de março de 2010

Vital

Jorge Manuel Domingos Maria Vital, nascido a 13 de Julho de 1961, em Tomar, foi um guarda-redes que passou pelo Sporting no final da década de 80, tendo representado os "leões" ao longo de 4 épocas, mais concretamente, entre 1986/87 e 1989/90.
Vital ingressou, com 25 anos, no Sporting, no início da época de 1986/87, proveniente do Portimonense, ao serviço do qual, na temporada anterior, se havia destacado com a realização de boas exibições, chamando então a atenção dos dirigentes do Sporting, que procuravam, a curto/médio prazo, um sucessor para Vítor Damas, que se encontrava, então, já a caminho dos 39 anos.
Apesar da sua baixa estatura (1,72 m) para um guarda-redes, Vital era um guarda-redes corajoso, valente e ágil, arrojado na saída aos pés dos adversários e destemido na saída aos cruzamentos, compensando a desvantagem da altura baixa, com uma boa presença entre os postes, revelando bons reflexos e elasticidade.
Apesar destas qualidades, Vital acabou por não se conseguir afirmar como titular indiscutível da baliza leonina, facto este ao qual não será alheia a forte concorrência com que Vital se deparou nas 4 temporadas que jogou em Alvalade. Senão vejamos: na 1ª época (1986/87) teve a concorrência de Damas; na 2ª época (1987/88) teve novamente a concorrência de Damas e ainda de Rui Correia; na 3ª época (1988/89), teve a concorrência do internacional uruguaio Rodolfo Rodriguez, tendo Damas abandonado o Sporting em Novembro de 1988; na 4ª e última época (1989/90), teve finalmente a concorrência do internacional jugoslavo Ivkovic.
Com efeito, apesar da sua perseverança, do seu espírito de luta e da sua atitude profissional, Vital viu constantemente a baliza ser-lhe vedada por outros guarda-redes de maior craveira e experiência. Para além da concorrência com que teve de se confrontar, Vital foi também um guarda-redes azarado em matéria de lesões, acabando estas por prejudicar a sua afirmação na baliza do Sporting.
Durante as 4 temporadas em que jogou de "leão ao peito", Vital realizou um total de 39 jogos, tendo a sua melhor época sido a de 1988/89, na qual efectuou 17 partidas. Nas restantes temporadas, realizou 8, 10 e 4 jogos, respectivamente nas 1ª, 2ª e 4ª épocas.
Vital estreou-se com a camisola do Sporting a 31 de Agosto de 1986, em Vila do Conde, em jogo a contar para a 2ª jornada do campeonato, tendo-se verificado um empate (2-2) entre o Rio Ave e o Sporting.
Em representação do Sporting, Vital conquistou apenas um troféu, mais especificamente, a Supertaça "Cândido de Oliveira", na época de 1987/88, tendo o Sporting vencido os dois jogos diante do Benfica (3-0 na 1ª mão, no Estádio da Luz e 1-0 na 2ª mão, no Estádio José Alvalade). Vital foi o titular da baliza leonina nos 2 jogos.
No final da época de 1989/90, Vital decide abandonar o Sporting, insatisfeito com a condição de eterno suplente da baliza leonina, transferindo-se para o Estrela da Amadora, ao serviço do qual jogou durante duas épocas. No início da temporada de 1992/93, Vital ingressa no Tirsense, clube no qual permanece apenas uma temporada. A seguir, Vital transfere-se para o Gil Vicente, em representação do qual jogará durante 4 temporadas, abandonando o futebol, aos 36 anos, no final da época de 1996/97.
Vital pode-se orgulhar de ter tido uma carreira longa no futebol português, tendo praticamente jogado durante 20 anos, desde os tempos em que começou a dar os primeiros passos no futebol profissional, no clube da sua terra natal, o União de Tomar, até "pendurar as luvas", no clube de Barcelos.

4 comentários:

gord_illo disse...

As coisas que nós, sportinguistas, temos de gramar ao longo dos anos.... Pobre Vital!

Fui ver o derby de 88/89 em Alvalade quando o carnide já era campeão. Ainda na primeira parte numa saída do Vital, este magoa-se gravemente e faz falta que origina um livre à entrada da área da baliza Sul. Estava eu na mítica Superior Sul e o Valdo remata certeiro. O pobre Vital vai de cabeça direitinha ao poste e sai logo a seguir em maca.

Foi mais um daqueles derbies tristes do final dos anos 80 que resultavam em resultados igualmente tristes em épocas verdadeiramente tristes. Pobre Vital!!!

SL
Hugo

sloct disse...

Tinha as limitações que tinha, mas foi um excelente profissional.

Anónimo disse...

ESTÁ UMA FOTO DE UMA COLECÇÃO DE CROMOS DA ÉPOCA DE 74/75 DO BELENENSES, NO BLOGUE BELENENSES ILUSTRADO, QUERIA PEDIR SE ALGUM DOS COMPANHEIROS TEM ESSA MESMA FOTO DESSA COLECÇÃO MAS REFERENTE AO NOSSO SPORTING PARA COLOCAR AQUI.

Anónimo disse...

passava cada guarda-redes pelo nosso Sporting q só visto! desde q me lembro, começando no katzirz e acabar no franguicio, vai lá vai: rodolfo rodriguez, sergio, lemajic, rui correia, de wilde... este vital era do 8 ao 80. Grandes defesas na lixeira pra supertaça com os porcos e depois em casa contra o porto frangos de se lhe tirar o chapeu. Como pouco jogou nunca teve grande regularidade mas do q se lhe viu até noutros clubes, nunca sairia da mediania.
SPORTING SEMPRE!