segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Sporting 1959-60

Antes de se iniciar a época futebolística de 1959/60, assistiu-se a um acontecimento importante na história do Sporting que foi o abandono de Manuel Vasques, o último dos "Cinco Violinos" a despedir-se dos relvados. Este abandono simbolizou como que um virar de página de uma "época de ouro" vivida pelo Sporting durante as décadas de 40 e 50.
Vasques foi alvo de uma bonita e muito participada festa de homenagem, que incluiu um jogo de despedida em sua honra,  a 30 de Agosto de 1959, no Estádio José Alvalade, tendo o Sporting defrontado e vencido o Belenenses, por 2-1.
Em breve, iria iniciar-se a temporada de 1959/60 e, com a entrada na década de 60, iria, igualmente, assistir-se ao aparecimento de uma nova hegemonia no futebol português, desta vez, por parte do Benfica, que iria iniciar uma época gloriosa de vitórias e de conquistas na sua história.
Cerca de um mês depois do arranque do Campeonato Nacional da temporada de 1959/60, o Sporting contrata o avançado peruano Seminário que iria revelar-se uma excelente contratação.
Apesar da excelente equipa que o Sporting possuía (com vários internacionais portugueses e com os brasileiros Vadinho, Fernando e Faustino, o argentino Diego e o peruano Seminário) e das boas exibições realizadas ao longo da época, o clube de Alvalade acabou por não conquistar nenhum troféu, embora tenha estado perto de o conseguir.
Com efeito, no Campeonato Nacional, Benfica e Sporting travaram um duelo muito disputado e equilibrado até perto do fim. Só a 3 jornadas do final da prova é que o título ficou decidido, quando à 24ª jornada e antepenúltima, no Estádio da Luz, o Benfica venceu o Sporting por 4-3. O Sporting terminava o campeonato apenas com menos 2 pontos que o Benfica.
Na Taça de Portugal, o Sporting também acabou por não ser feliz, pois apesar de ter chegado à final do Jamor, acabaria por ser derrotado pelo Belenenses, por 2-1.
A seguir, apresentamos a capa de uma das mais famosas e populares revistas portuguesas de Banda Desenhada da década de 50 e início da década de 60 chamada "Cavaleiro Andante" (1952-1962), a qual apaixonou os jovens bedéfilos daquela época. Nesta capa aparece reproduzida uma equipa do Sporting, precisamente referente à época de 1959/60.
Em cima (da esquerda para a direita): Lúcio, Fernando Mendes, David Júlio, Mário Lino, Hilário e Carvalho (g.r.)
Em baixo (mesma ordem): Octávio de Sá (g.r.), Hugo, Fernando, Vadinho, Diego e Morais.

Curiosamente, nesta equipa não está presente o avançado (extremo esquerdo) peruano, Seminário, a grande "estrela" leonina que, infelizmente, só jogou duas temporadas de "leão ao peito" (1959/60 e 1960/61) e que muitas saudades deixou em Alvalade.

2 comentários:

Rui Martins disse...

Lucio e David Julio foram os primeiros brasileiros naturalizados a jogar na nossa selecção.
estou certo?

Dingo disse...

David Julio não era brasileiro, mas sim sul-africano.

Ele vivia aqui não muito longe de mim, Philadelphia, mas isto foi há uns 9 ou 10 anos. Agora não sei.