domingo, 20 de dezembro de 2009

Sporting - 6 / Ajax - 3 ! (Taça UEFA: 1988-89)

Capa da revista "Sporting" (nº2, Outubro de 1988)
Na época de 1988/89, na 1ª eliminatória da Taça UEFA, coube em sorte ao Sporting defrontar a poderosa equipa do Ajax, que nas duas épocas anteriores tinha estado presente nas duas finais da Taça das Taças, vencendo a 1ª (1986/87) por 1-0, diante do Lokomotiv Liepzig (ex-RDA), e perdendo a 2ª (1987/88) por 1-0, frente ao Malines (Bélgica).
Portanto, a tarefa não se afigurava nada fácil para a equipa leonina, prevendo-se grandes dificuldades para os "leões" seguirem em frente na Taça UEFA.
Porém, contra todas as expectativas e previsões, o Sporting acabou por eliminar a forte equipa holandesa, vencendo, inclusivamente, ambos os jogos: o 1º em Alvalade, por 4-2 (e um "penalty" falhado) e o 2º em Amesterdão, por 2-1. A vitória do Sporting no terreno do Ajax, fruto de uma excelente exibição, constituiu mesmo um resultado histórico e um feito digno de realce, já que, até então, nunca o Ajax havia perdido em casa em jogos a contar para a Taça UEFA e era também a 2ª vez que a equipa de Amesterdão era eliminada logo na 1ª eliminatória da Taça UEFA.
Para a história, deixamos, a seguir, a constituição da equipa leonina que alcançou uma vitória histórica no Estádio De Meer, em Amesterdão, no dia 5 de Outubro de 1988.
Os 11 "heróis de Amesterdão" jogaram num sistema táctico em 4x5x1, com 2 trincos e um ponta de lança: Damas; João Luís, Venâncio, Morato (cap.) e Fernando Mendes; Douglas e Oceano; Silas, Carlos Xavier e Litos; Forbs.
Os golos dos "leões" foram apontados por Silas (um golo genial), aos 21 minutos, e por Rui Maside (entrado, aos 50 minutos, a substituir Douglas), aos 85 minutos.

Sem comentários: