sábado, 26 de dezembro de 2009

João Luís

João Luís Barbosa, nascido a 20 de Maio de 1962, em Cosmopolis, no Brasil, foi um dos melhores defesas direitos que passou pelo Sporting durante a 2ª metade da década de 80 e início da década de 90.
João Luís ingressou no Sporting a meio da época de 1986/87, conquistando, desde logo, a titularidade do posto de defesa direito dos "leões".
João Luís jogou no Sporting durante 5 épocas e meia, abandonando o clube de Alvalade no final da temporada de 1991/92. O defesa brasileiro estreou-se com a camisola do Sporting a 22 de Fevereiro de 1987, em jogo a contar para a 20ª jornada do Campeonato Nacional, realizado em Portimão, tendo o Sporting empatado com o Portimonense (1-1).
Ao serviço dos "leões", João Luís conquistou apenas uma Supertaça "Cândido de Oliveira", na época de 1987/88, diante do Benfica, tendo o Sporting vencido os 2 jogos da final (3-0 no jogo da 1ª mão, no Estádio da Luz e 1-0 no jogo da 2ª mão, no Estádio José Alvalade).
João Luís realizou, de "leão ao peito", um total de 150 jogos, tendo marcado 14 golos, marca bastante razoável para um defesa direito. João Luís era um defesa completo e equilibrado, com uma boa técnica individual, um bom sentido táctico e posicional, bom a defender e a atacar, envolvendo-se muito bem pelo lado direito, com boas combinações com os companheiros mais adiantados, chegando depois à linha de fundo para cruzar com perigo para a área adversária.
Nas 3 primeiras temporadas e meia (entre 1986/87 e 1989/90), João Luís foi um dos jogadores mais utilizados do plantel leonino, assumindo-se, inclusivamente, como titular indiscutível nas épocas de 1987/88 e 1988/89. Nas duas últimas temporadas, o defesa brasileiro foi menos utilizado, mas, ainda assim, foi mais um dos jogadores que contribuiu para a excelente campanha europeia realizada pelo Sporting na Taça UEFA, na época de 1990/91, na qual chegou às meias-finais da prova.
Dos muitos futebolistas brasileiros que passaram pelo Sporting, João Luís foi um dos que mostraram maior qualidade futebolística, para além de se ter revelado um excelente profissional, brioso, empenhado e dedicado, tendo, por isso mesmo, deixado um rasto de simpatia entre os adeptos e simpatizantes sportinguistas que tiveram o prazer de o ver jogar durante 5 temporadas e meia de "leão ao peito".

Sem comentários: