sábado, 19 de setembro de 2009

Hilário - O recordista leonino de jogos na categoria sénior

O grande defesa esquerdo do Sporting e da Selecção Nacional da década de 60, Hilário da Conceição, que representou os "leões" durante 15 temporadas, entre 1959 e 1973, foi o jogador leonino que mais vezes envergou a camisola do clube de Alvalade na categoria sénior.
Com efeito, desde que ingressou no Sporting, no início da época de 1958/59, até se despedir dos "leões", no final da temporada de 1972/73, Hilário efectuou, no conjunto de jogos oficiais e particulares, um total de 629 partidas!
Para além das inúmeras vitórias alcançadas, dos vários troféus conquistados e dos muitos momentos de alegria vividos, quer ao serviço do Sporting, quer da Selecção Nacional, Hilário viveu também um momento de grande infortúnio e infelicidade na sua carreira, quando, devido a uma grave lesão sofrida (dupla fractura da tíbia e do perónio da perna direita) nas vésperas da final da Taça das Taças, não pôde dar o seu contributo à equipa nos 2 jogos decisivos da competição.
Após a brilhante conquista da Taça das Taças, a sua equipa fez questão de lhe prestar homenagem, deslocando-se ao Hospital para lhe mostrar o troféu, vendo-se, na foto seguinte, o momento em que Hilário beija, com emoção, a Taça, sob o olhar de Pedro Gomes e Fernando Mendes.
Hilário disputou o seu último jogo de "leão ao peito" na final da Taça de Portugal da época de 1972/73, que o Sporting conquistou, ao vencer o Vitória Futebol Clube (Setúbal), por 3-2. Na foto seguinte, podemos observar precisamente esse momento de consagração na tribuna de honra do Estádio Nacional, onde Hilário ergue o troféu na presença do seu capitão, Vítor Damas, e de José Mendes (capitão sadino), despedindo-se, assim, em beleza dos relvados e encerrando uma brilhante carreira de futebolista ímpar, de facto, um dos melhores de sempre, na sua posição, da História do Sporting e do futebol português.

Ainda a respeito de Hilário, convidamos os visitantes do Armazém Leonino a re(lerem) uma postagem do Nuno Ramos, de 27 de Abril de 2009, na qual se encontram registados mais alguns dados relativos à carreira do excelente defesa esquerdo sportinguista.

1 comentário:

Ludovico disse...

O meu nome é Luis Miguel Jaime da Silva Ludovico nasci em Moçambique em 1966 e sou filho de Augusto Jaime e Graciette Conceição da Silva Jaime.... bem o Sr Augusto Jaime nasceu em Moçambique na cidade de Lorenço Marques... e é filho de uma senhora que se chamava Eliza Fumo e de um Sr.chamado Antonio Mendes.Gostaria de entrar em contacto com o Sr. Hilário de uma forma qualquer...por telefone 282042443... por Email pretoalfombras@hotmail.com...ou por escrito Luis Ludovico,Urb. Quinta do Morais,Lote 8 ;4C 8500-774 Portimão...por favor faça esta mensagem chegar ao Sr. Hilario.... tenho noticias para o Sr. Hilario.