terça-feira, 25 de agosto de 2009

A gloriosa conquista europeia de 1964

A 15 de Maio de 1964, o Sporting escrevia, a "letras de ouro", uma das páginas mais bonitas da sua rica e já longa História. Depois de uma final que o obrigou a jogar duas vezes (no curto espaço de 48 horas) com o MTK de Budapeste (Hungria), o Sporting atingia finalmente a glória e a consagração europeias, inscrevendo o seu nome no quadro de honra dos vencedores da Taça das Taças, sendo o único clube português detentor deste troféu.
Na verdade, tratou-se de uma conquista épica para o Sporting e para o futebol português, que teve tanto de sofrida como de brilhante. Mas, no final da saga heróica, constituída por 12 (!) jogos, a "Europa do futebol" rendeu-se ao maior poderio dos "leões de Alvalade". O sonho contido nas célebres palavras premonitórias do Visconde de Alvalade, que queria fazer do Sporting "um grande clube, tão grande como os maiores da Europa", concretizava-se finalmente!
A foto apresentada em cima, refere-se à chegada dos bravos "leões" ao aeroporto da Portela, em Lisboa, na qual podemos observar a exibição do tão ambicionado e prestigiado troféu por parte de um quinteto de orgulhosos e felizes "leões": Alexandre Baptista, Pedro Gomes, Figueiredo, Fernando Mendes, o capitão, e o brasileiro Geo.

Sem comentários: