quinta-feira, 16 de julho de 2009

Venâncio

Pedro Manuel Regateiro Venâncio, nascido a 25 de Novembro de 1963, em Setúbal, foi um dos bons defesas do futebol português da década de 80 e um dos grandes defesas centrais da História do Sporting.
Relativamente a Venâncio, pode-se afirmar que passou ao lado de uma grande carreira, sobretudo, devido ao facto de ter sido, continuamente, um jogador "massacrado" por lesões frequentes nos joelhos, tendo sido, neste aspecto, um jogador profundamente marcado pelo infortúnio.
Com efeito, as sucessivas lesões que sofreu e as consequentes operações a que foi sujeito, ao longo de mais de 10 anos de carreira, impediram-no de atingir um maior destaque e projecção futebolísticas, a nível nacional e até internacional.
Após ter efectuado o percurso pelas camadas jovens do clube de Alvalade, Venâncio, então quase a completar 19 anos, subiu a sénior, no início da época de 1982/83.
Venâncio permaneceu no Sporting durante 10 temporadas, mais concretamente, entre as épocas de 1982/83 e 1991/92, tendo realizado um total de 268 jogos de "leão ao peito".
Ao serviço dos "leões", Venâncio conquistou apenas uma Supertaça "Cândido de Oliveira", na época de 1987/88, tendo, ainda, sido finalista vencido da Taça de Portugal, na época de 1986/87, frente ao Benfica, com derrota por 2-1. Foi ainda semi-finalista da Taça UEFA, na época de 1990/91, tendo o Sporting sido eliminado, nas meias-finais, pela poderosa equipa do Inter de Milão (de Zenga, Bergomi, Brehme, Matthaus e Klinsmann, entre outros) o qual viria, aliás, a conquistar a Taça UEFA. Em 10 anos, envergando a camisola do Sporting, Venâncio nunca conseguiu ser campeão nacional, tendo sido essa, na verdade, a grande frustração da sua carreira.
Em representação da Selecção Nacional A, Venâncio foi 21 vezes internacional. A sua estreia na selecção ocorreu a 25 de Setembro de 1985, num jogo de apuramento para o Campeonato do Mundo do México (1986), frente à Checoslováquia, no qual Portugal foi derrotado por 1-0. No âmbito da campanha para o "Mundial", Venâncio jogou ainda mais 3 jogos, o último dos quais, o célebre e inesquecível jogo, em Estugarda, contra a Alemanha (ex-RFA), no qual, graças a um triunfo histórico (1-0), Portugal garantiu a qualificação para o "Mundial" do México.
Contudo, devido a uma lesão sofrida, no decorrer da época de 1985/86, que o fez ficar de fora da equipa do Sporting durante algumas semanas, Venâncio acabou, algo injustamente, por não fazer parte dos 22 escolhidos, pelo seleccionador nacional José Torres, para representar Portugal no Campeonato do Mundo.
O seu último jogo ao serviço da selecção aconteceu a 16 de Outubro de 1991, no Estádio das Antas, no Porto, num jogo de apuramento para o Campeonato da Europa da Suécia (1992), frente à Holanda, tendo Portugal vencido por 1-0.
Após abandonar o Sporting, no final da época de 1991/92, Venâncio ingressou no Boavista na época seguinte, onde viria a terminar a carreira, aos 30 anos, cansado e saturado de tantas lesões e não aguentando mais o sofrimento causado pelas sucessivas operações aos joelhos a que teve de se sujeitar ao longo da carreira, as quais conduziram a um abandono prematuro como jogador de futebol.

2 comentários:

RFM disse...

Grande Jogador Venâncio.
Fazias um jeitão ao SPORTING nos dias de hoje.

Miguel Salazar disse...

Esta caricatura de Venâncio é da autoria do malogrado António Nunes que teve, infelizmente, uma demasiado curta carreira como caricaturista d'A BOLA, depois de vencer (cilindrar diria eu) o concurso organizado por este jornal para encontrar o sucessor de Francisco Zambujal.
Era de facto um excelente caricaturista...