sexta-feira, 24 de julho de 2009

Taça Império (Junho de 1944)

De entre os muitos e valiosos troféus que as equipas de futebol do Sporting conquistaram ao longo dos tempos, avulta um, com um lugar de destaque no Museu do Sporting. Estamos a falar da bonita e imponente Taça Império, um troféu instituído, pela Federação Portuguesa de Futebol, propositadamente para a equipa vencedora do jogo inaugural do Estádio Nacional, que ocorreu no dia 10 de Junho de 1944, Dia de Portugal e de Camões.
Foi, pois, no âmbito das comemorações e festividades em torno da inauguração do Estádio Nacional, no Jamor, que se disputou, com toda a pompa e circunstância, esse jogo entre o Sporting, Campeão Nacional dessa época (1943/44) e o Benfica, vencedor da Taça de Portugal. Como se compreende, era enorme a expectativa, o entusiasmio e a ansiedade em redor deste confronto, que opunha os dois grandes rivais lisboetas, constituindo este embate uma espécie de "tira-teimas" para decidir qual a melhor equipa portuguesa dessa época.
O Sporting acabaria por conquistar a Taça Império, vencendo o Benfica, por um renhido 3-2, após prolongamento. Peyroteo seria o autor do primeiro golo marcado no Estádio Nacional.
Na equipa leonina, campeã nacional de 1943/44, ainda só figuravam 3 dos futuros 5 "violinos" (Peyroteo, o mais antigo, Albano e Jesus Correia, ambos no seu 1º ano de "leão ao peito").
O Sporting confirmava assim a sua superioridade perante o seu velho rival e, pouco tempo depois, iria iniciar um reinado no futebol português que duraria cerca de uma década.

Sem comentários: