quarta-feira, 15 de julho de 2009

O Sporting e a Selecção Nacional

O Sporting tem sido, ao longo da sua História, um dos clubes portugueses que mais jogadores tem fornecido à Selecção Nacional. Porém, a quantidade de jogadores cedidos à "equipa de todos nós" (como a baptizou o grande jornalista e também seleccionador, Ricardo Ornellas) foi variando ao longo dos tempos.
As décadas de 40 e 50 constituíram, de longe, o período de tempo no qual o Sporting mais jogadores forneceu à Selecção de Portugal, a que não será alheio o facto do Sporting ter dominado o futebol português durante aqueles anos, sobretudo, entre meados dos anos 40 e meados dos anos 50, com a célebre equipa dos "5 violinos" e não só!
Durante as décadas de 60 e 70, esta situação inverteu-se a favor do Benfica, o qual passou a ter a hegemonia relativamente à presença de jogadores seus na selecção. Mais uma vez, tal facto ficou a dever-se ao aparecimento do grande Benfica europeu dos anos 60, com Coluna, José Águas, Eusébio, José Augusto, Torres, Simões e companhia! No entanto, durante este período, o Sporting surgia logo a seguir ao Benfica, em matéria de jogadores cedidos à selecção, sobretudo no sector defensivo.
No final dos anos 70 e início dos anos 80, começa a assistir-se ao aparecimento de mais jogadores do F.C. Porto no "onze" titular de Portugal, tendo a selecção ficado equilibrada no que diz respeito a igual número de jogadores, quer do Benfica, quer do F.C. Porto, verificando-se até um ligeiro ascendente de jogadores portistas em meados da década de 80.
Esta predominância de um clube em detrimento do outro, relativamente ao número de jogadores cedidos à selecção, está naturalmente relacionada com a hegemonia e superioridade que, em determinadas épocas, essa equipa passou a revelar, a nível nacional, sobre as demais, e, nesse aspecto, o Benfica e o F.C. Porto dominaram, respectivamente, na década de 70 e 80, tendo o Sporting ficado, neste aspecto, numa posição de inferioridade, passando a fornecer poucos jogadores.
Nos anos 90, devido à saída para o estrangeiro de muitos dos melhores jogadores portugueses, a Selecção Nacional ficou sem predominância de qualquer um dos "3 grandes", situação esta que ainda se continua a verificar actualmente, com a maioria dos jogadores titulares de Portugal a actuarem em clubes estrangeiros.
As fotos que a seguir apresentamos, e as quais recordamos, com grande saudade e nostalgia, referem-se a duas equipas históricas, as quais garantiram, respectivamente, a qualificação de Portugal para o Campeonato da Europa de 1984 (França) e para o Campeonato do Mundo de 1986 (México).
Esta foi a equipa que defrontou, no Estádio da Luz, a forte selecção soviética (ex-URSS), em Novembro de 1983, tendo vencido por 1-0, com o golo solitário a ser apontado por Jordão de grande penalidade. Jordão era, precisamente, o único jogador do Sporting presente nesta equipa, sendo os restantes jogadores do Benfica e do F.C. Porto, estando, porém, o F.C. Porto já em maioria, com 6 jogadores (João Pinto, Eurico, Lima Pereira, Inácio, Jaime Pacheco e Gomes), contra 4 do Benfica (Bento, José Luís, Carlos Manuel e Chalana).
A equipa seguinte foi a que defrontou, em Estugarda, a também fortíssima selecção alemã (ex-RFA), em Outubro de 1985, tendo igualmente triunfado por 1-0, com o golo a ser marcado por Carlos Manuel, com um pontapé forte e colocado de fora da área.
Curiosamente, nesta equipa, estavam presentes 3 jogadores de cada um dos "3 grandes": Venâncio, Mário Jorge e Jaime Pacheco pelo Sporting; Bento, Veloso e Carlos Manuel pelo Benfica; João Pinto, Inácio e Gomes pelo F.C. Porto.

Sem comentários: