quarta-feira, 15 de julho de 2009

Fernando Gomes


Fernando Mendes Soares Gomes, nasceu a 22 de Novembro de 1956. Notabilizou-se como um dos melhores pontas de lança de sempre do futebol português ao serviço do Futebol Clube do Porto, tendo ainda representado o Sporting de Gijon e o Sporting Clube de Portugal. No Futebol Clube do Porto foi Campeão Nacional por cinco vezes, tendo ganho ainda uma Taça dos Campeões Europeus, uma Supertaça Europeia, uma Taça Intercontinental e três Taças de Portugal. Participou pela primeira vez na Selecção Portuguesa em 9 de Março de 1975 e pela última vez em 16 de Novembro de 1988 tendo jogado um total de 48 jogos e marcado 13 golos. Participou no Campeonato da Europa de 1984 e no Campeonato do Mundo de 1986. Marcou 318 golos no campeonato português, 288 dos quais pelo F.C.Porto, sendo o maior goleador de sempre e uma das mais populares figuras deste clube. Ganhou seis vezes o troféu de melhor marcador nacional e, ao serviços do Futebol Clube do Porto, foi por duas vezes o melhor marcador europeu, é conhecido como o Bi-Bota de Ouro. Esta é a sua famosa frase: «Marcar um golo é como ter um orgasmo.» Ao serviço do Sporting, Gomes realizou 63 jogos e marcou 30 golos durante as duas épocas que esteve em Alvalade.

5 comentários:

CARLOS VILA REAL disse...

MAIS UMA VEZ FANTASTICA ESTA APOSTA EM JORNAIS SOBRETUDO DO SPORTING. NUNO PENSO QUE JÁ RECEBES-TE OS MEUS MAILS COM AS NOVAS PRECIOSIDADES DA ÉPOCA 73/74. UM ABRAÇO

CARLOS ( VILA REAL)

NUNO RAMOS disse...

Obrigado caro amigo Carlos, deixei uma mensagem na sua caixa. Brevemente será colocado o que me enviou, muito bom.

sloct disse...

O Fernando Gomes foi um Senhor e um grande profissional nos dois anos que esteve no Sporting.

Anónimo disse...

Creio que faltou dizer que na 2a epoca no SCP foi o melhor marcador em ex-aquo com R.Aguas e Domingos Paciencia, mas que o titulo foi para um dos outros por uma questao secundaria de desempate.
Conviria tambem que ao marcar aqueles dois goloes ao servico do SCP no jogo com o Nacional (ganhamos 3-0, 1. Gomes num voo de peixe, 2. Gomes num pontape de bicicleta e 3. Balacov a estrear a marcar com a camisola do SCP, num livre directo na 2a parte), que igualaria e superaria o recorde do eusebio

ALEXANDRE disse...

Atenção, Anónimo, não é verdade o que disseste. Na sua 2ª e última época (1990/91) ao serviço do SCP, Gomes não foi o melhor marcador ex-aequo com Rui Águas e Domingos. O melhor marcador ("Bola de Prata") dessa época foi Rui Águas com 25 golos, seguido de Domingos com 24 golos, sendo Gomes o 3º com 22 golos.