sábado, 27 de junho de 2009

Freire

Carlos Manuel da Silva Freire, nascido a 18 de Abril de 1959, em Sintra, foi uma das maiores promessas do Sporting do final da década de 70 e início da década de 80.
Com efeito, sobre Freire depositavam-se grandes esperanças de se vir a tornar num dos maiores avançados do Sporting e, inclusivamente, do futebol português da década de 80. Porém, as expectativas criadas à volta do, então, jovem avançado leonino não se confirmaram na totalidade.
Na verdade, durante as 7 épocas, já como sénior, em que permaneceu em Alvalade, Freire nunca se conseguiu afirmar como titular indiscutível do Sporting, embora tenha sido bastante utilizado e até várias vezes titular nas épocas de 1979/80, 1980/81 e 1981/82, de facto, as suas melhores temporadas ao serviço dos "leões".
Freire ingressou no Sporting na época de 1974/75, então com idade de juvenil (15 anos), tendo sido, logo nessa época, campeão nacional de juvenis.
Freire foi várias vezes internacional pelas selecções nacionais jovens, indicando-se, a seguir, o número de internacionalizações obtidas nos vários escalões das selecções: 4 vezes internacional juvenil, 15 vezes internacional júnior, 4 vezes internacional "Esperança" e uma vez internacional B.
Ainda com idade de júnior (18 anos), mas já integrado no plantel sénior, Freire estreou-se na equipa principal do Sporting na época de 1976/77, logo num jogo grande frente ao Benfica, a contar para a Taça de Portugal. Pode-se dizer que foi uma estreia auspiciosa para o jovem avançado sportinguista, pois, para além do Sporting ter vencido o seu eterno rival por 3-0 (3 golos do brasileiro "Manoooel"), Freire efectuou uma grande exibição.
Freire era um avançado bastante móvel, que jogava em toda a largura da frente de ataque, embora descaísse, preferencialmente, para os flancos, alternando o direito com o esquerdo. Freire possuía uma excelente técnica individual, um bom domínio de bola, fintando bem, sobretudo em velocidade, sendo esta, de facto, uma das suas principais armas, muito perigoso quando tinha espaço para embalar e utilizar essa sua velocidade.
Ao longo das 7 temporadas em que representou o Sporting, Freire conquistou um total de 4 títulos: 2 Campeonatos Nacionais, em 1979/80 e 1981/82, e duas Taças de Portugal, em 1977/78 e 1981/82.
Freire foi, ainda, uma vez internacional A por Portugal, num jogo frente a Israel, a 28 de Outubro de 1981, em Telavive, no qual Portugal sofreu uma pesada derrota por 4-1. Esta partida contava para a fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 1982, a realizar em Espanha, onde Portugal não conseguiu marcar presença.
No final da época de 1982/83, Freire abandonou o clube de Alvalade, descontente com a situação de suplente pouco utilizado ao longo da última época, ingressando no Vitória Futebol Clube (Setúbal), na esperança de poder jogar mais vezes. Mais tarde, Freire representaria, ainda, o Estoril e o Beira-Mar.

Sem comentários: