quinta-feira, 26 de março de 2009

Sporting 3 - Belenenses 1: Taça de Portugal 1948

 
O Sporting ganhou a Taça de Portugal, em futebol, ao bater, no Estádio Nacional, o Belenenses, por 3-1, golos de Peyroteo (2), Albano e Teixeira da Silva, em Julho 1948.


Pelos vencedores alinharam: Azevedo; Álvaro Cardoso e Juvenal; Canário, Manuel Marques e Veríssimo; Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Travassos e Albano.
Pelos azuis: Sério; Vasco e Serafim; Figueiredo, Feliciano e Castela; Matos, Nunes, Teixeira da Silva, Pinto de Almeida e Quaresma. Amaro, doente, não pôde jogar.
O grande herói da partida foi Azevedo, que quase no início se lesionou num pé. Saiu de campo para receber assistência de Manuel Marques, Veríssimo foi para as redes, mas o «gato de Frankfurt» regressaria pouco depois para defender a sua baliza, durante mais de uma hora, com o pé ligado!
Álvaro Cardoso, que recebeu a Taça de Portugal das mãos do ministro da Educação, despediu-se definitivamente do futebol. Com chave de ouro.
In História de 50 anos do desporto português. Edição “A BOLA”

5 comentários:

Unknown disse...

Apenas um reparo, para corrigir a ordem atacante dos 5 violinos que, aqui na foto, a legenda não está correcta, dndo:
Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, TRAVASSOS e ALBANO_este o nº.11, ponta esquerda.
Saudações leoninas,
A. Vicente

Anónimo disse...

Já agora, permitam também um reparo de um adepto do Belenenses, não para criticar, mas só para informar:

Esta final de 1948 teve lugar no Estádio Nacional. A foto que acompanha o artigo mostra um jogo entre Belenenses e Sporting, sim, mas não esse. Na foto vê-se o Estádio das Salésias (José Manuel Soares "Pepe"), o antigo lar do Belenenses.

Se juntassem uma foto do Jamor nesse dia, ficaria contente, porque a tenho procurado em vão.

Um abraço. Saudações azuis SEM riscas

ALEXANDRE disse...

Caro amigo. Satisfiz com prazer o seu pedido. Já coloquei uma foto relativa a esta final da Taça de Portugal de 1948. Um abraço e saudações desportivas.

Anónimo disse...

Bem haja, amigo! Fico sensibilizado.

É curioso, embora eu conhecesse esse episódio do Azevedo (curiosamente, também ligado à história do Belenenses, nomeadamente por ter perdido a titularidade para Carlos Gomes depois de um jogo com o Belenenses, o da estreia oficial de Matateu), pensava que tinha sido num jogo com o Benfica.

Também curioso é referirem que o "nosso" Mariano Amaro não jogou. É certo. Se me permitem ocupar espaço, ele soube na véspera que não só não jogava como tinha que abandonar a carreira. Isso foi anunciado nos altifalantes do Jamor, no dia da final, e Amaro - que era o capitão do Belenenses e um dos maiores jogadores do seu tempo, e aliás de sempre - pôde receber os aplausos dos adeptos de ambos os clubes.

Foi também o último jogo oficial de outros dois jogadores azuis campeões nacionais, Rafael e Artur Quaresma, que se retiraram mas voluntariamente, no caso. Artur Quaresma, até há poucos meses, quando faleceu, era o mais antigo jogador internacional português vivo. Era do Barreiro, como outros grandes jogadores portugueses, incluindo, salvo erro, o próprio Azevedo.

Se me permite manter este diálogo, e porque no caso da história do Sporting, o amigo decerto a conhece bem melhor que eu, gostava de fazer uma pergunta: quem acha que foi 2maior": Azevedo ou Carlos Gomes? Bem sei que todas as comparações são difíceis e até odiosas. Mas gostava de saber a sua opinião...

JMA

ALEXANDRE disse...

Caro amigo. De facto, não é fácil comparar o Azevedo com o Carlos Gomes e dizer qual dos dois foi melhor guarda-redes, pois ambos foram dois dos 3 melhores guarda-redes do Sporting de todos os tempos, juntamente com o Vítor Damas. Mesmo assim, deste trio, a minha preferência vai para Damas, a seguir o Carlos Gomes e depois então vem o Azevedo. O meu amigo não incomoda nada. Esteja à vontade para falar e participar. É um prazer conversar consigo, até porque também gosto do Belenenses. Apesar de ser sportinguista e sócio leonino há já 25 anos, sempre tive um carinho especial pelo Belenenses. O Mariano Amaro foi, de facto, um dos melhores médios portugueses da década de 40 e um dos melhores jogadores do Belenenses de sempre. Por motivos de saúde (problemas cardíacos e respiratórios/pulmonares) teve de abandonar o futebol em 1948, não tendo chegado a defrontar o Sporting naquela final da Taça de Portugal de 1948. A ausência de Amaro foi uma grande perda para o Belenenses. Um abraço e saudações desportivas. Pode visitar também o Armazém Leonino no facebook.