segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Holtreman - as raizes

Holtreman (ou Holtremant) é o grafismo adoptado em Portugal por um ramo de uma família originária de Valenciennes, os Oultreman (também escrito Oultremant ou Houltreman). O nome chegou a Portugal na pessoa do escudeiro Jean Houltremant (ou d'Oultremant) - proveniente de Valenciennes (actualmente em França) - que esteve ao serviço do Conde de Vila Real no reinado de Filipe III de Portugal. Jean Houltremant, estabeleceu-se e casou com Ana Antónia Nunes filha de Manuel Nunes e Ana Nunes proprietários da região de Anadia.

Após a Restauração da Independência, a descendência desta família parece ter adoptado o nome materno de Nunes e estabeleceu-se nas suas terras na actual freguesia de Pousaflores. O nome Holtremant voltou a ser recuperado já no sec. XVIII por Bartolomeu Nunes Holtremant, cavaleiro da Ordem de Cristo e pelo seu primo - e afilhado - Manuel Ribeiro Holtremant, cavaleiro da Ordem de Santiago. A descendência de ambos adoptou o grafismo de Holtreman, hoje utilizado em Portugal.

Jean Houltremant (ou d'Oultremant) era descendente de uma antiga linhagem que se estabeleceu em várias regiões dos antigos Condados da Flandres e Hainaut. A família teve nobreza reconhecida, entre outros, por por Carlos V e Filipe IV de Espanha (Filipe III de Portugal) e por Carlos I de Portugal . Em ambos os condados, falava-se o francês e o flamengo, por essa razão, o nome sofreu variações em função da região da qual os membros desta família eram originários ou na qual viviam. Não obstante, as variações mais comuns ao longo dos tempos foram Oultremant (ou Houltremant) e Oultreman (ou Houltreman).

Em relação à ascendência da família Oultreman existem duas versões:

A considerada mais provável - pois é uma família reconhecida como pertencente e originária da nobreza de Gand - é que sejam descendentes do cavaleiro Oultreman I de Gand (ou Woutreman Van Ghent em flamengo). Woutreman Van Ghent (1214-1261), era o filho mais novo de Zeger II, Visconde de Gand, que por sua vez era neto de Guilherme d’Ypres, filho legitimado de Filipe d’Ypres (de Loo) e neto de Roberto I, Conde da Flandres.
A menos provável – e parece ter como base apenas a semelhança dos nomes – é que possivelmente estarão ligados a outra família da região, os Oultremont (ou Houltremont) pois -mant era uma variação em francês antigo de -mont.

Os OULTREMANT ou OULTREMAN (ou HOULTREMANT ou HOULTREMAN)

O primeiro registo do nome Oultreman surge com Jean d’Oultreman cavaleiro vindo do Condado da Flandres, filho de Guilleme dit Woutreman. Jean nasceu em cerca de 1420, foi escudeiro, casou com Barbe Van der Walle e a sua linhagem fixou-se na zona de Valenciennes onde foram senhores de Rombies, de Jollain, de la Marlier, du Chastelet, etc. Tiveram Nobreza reconhecida por Carlos V e Filipe IV de Espanha (Filipe III de Portugal) em 1642. Vários membros desta família ocuparam importantes cargos administrativos e eclesiásticos, notabilizando-se também como artistas e como historiadores.

Entre os descendentes desta família destacam-se:

Antoine d'Oultreman - Historiador da Abadia de Saint Jean
Henri d’Oultreman – Prévôt de Valenciennes, senhor de Rombies, e autor de "Histoire de la ville et comté de Valenciennes"
Jacques d'Outreman - Destinto Antiquário de Valenciennes
Philippe d’Oultreman - Jesuíta e Historiador Religioso
Jean-François d'Oultreman - Cavaleiro de Sua Majestade Católica, Senhor de Chastelet, Hamal, etc
Charlotte d'Oultreman de Tornielly - 1ª Marquesa de Surco
Jean d'Oultreman - Cavaleiro de Jérusalem, Senhor de la Marlière et du Chastelet, prévôt de Valenciennes

Os HOLTREMANT ou HOLTREMAN em Portugal

De um descendente de Jean d'Oultreman descendem os Holtreman portugueses: o escudeiro Jean Holtremant que serviu, e acabou por se estabelecer, em Portugal era neto de Jacques d’Oultremant , Conselheiro de sua Majestade em Namur. Em Portugal esta família é principalmente conhecida pela sua ligação à fundação do Sporting Club de Portugal. Não obstante, vários membros notabilizaram-se em áreas como a advocacia, a política, a economia e as artes - nomeadamente no teatro e na música.

Entre os descendentes desta família destacam-se:

António Maria Ribeiro da Costa Holtreman - Advogado e Deputado
Alfredo Augusto das Neves Holtreman - Visconde de Alvalade, Fundador, Principal Benemérito e 1º Presidente do Sporting Clube de Portugal
Amândio dos Santos Holtreman - Actor
António Luís (Holtreman) Roquette Ricciardi – Patriarca da família Espirito Santo
António Maria Holtreman do Rego Botelho de Faria - Conde de Rego Botelho
Bartolomeu Nunes Holtremant - Cavaleiro da Ordem de Cristo
Carlos Augusto Holtreman Franco - Prémio Guilhermina Suggia em 1966, Co-fundador do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa
João Lopes Holtreman - Livreiro Antiquário e Fundador da Principal Associação do Sector (APLA)
José Alfredo Holtreman Roquette - Fundador, Principal Dinamizador e 3º Presidente do Sporting Clube de Portugal
José Alfredo Parreira Holtreman Roquette - Empresário e Presidente do Sporting Clube de Portugal
José Carlos Xavier Holtreman - Artista
Manuel Carlos Xavier Holtreman - Actor e Autor
Manuel Ribeiro Holtremant - Cavaleiro da Ordem de Santiago
Hugo (Holtreman Roquette) Ricciardi O'Neill, actual representante da dinastia Clanaboy O'Neill - o ramo primogénito dos Reis da Irlanda

Ascendência dos ramos HOLTREMAN-ROQUETTE e HOLTREMAN

Actualmente são os dois ramos que utilizam o nome Holtreman em Portugal:

Ascendência Holtreman-Roquette:
José Holtreman Roquette - filho de José Alfredo Holtreman Roquette e Deolinda Amélia Batista Pinheiro.
José Alfredo Holtreman Roquette - pai do anterior e filho de António Ferreira Roquette e Josefina Libânia Garin Holtreman.
Josefina Libânia Garin Holtreman - mãe do anterior e filha de Alfredo Augusto das Neves Holtreman e de Julieta Natalina Luisa Garin.
Alfredo Augusto das Neves Holtreman - pai da anterior e filho de António Maria Ribeiro da Costa Holtreman e Libânia Augusta das Neves e Melo.
António Maria Ribeiro da Costa Holtreman - pai do anterior e filho de Manuel Ribeiro Holtreman e de Narcisa Perpétua de Oliveira e Seabra.
Manuel Ribeiro Holtreman - pai do anterior e filho de José Ribeiro da Costa (Holtreman) e de Maria Joaquina Anacleta Lopes
José Ribeiro da Costa (Holtreman) - pai do anterior e filho de Baltazar Lourenço de Azevedo (Holtreman) e de Cecília da Costa.
Baltazar Lourenço de Azevedo (Holtreman) - pai do anterior e filho de António Nunes (Holtreman) e de Isabel Antunes
António Nunes (Holtreman) - pai do anterior e filho de Manuel Nunes (Holtreman) e de Antónia Rodrigues
Manuel Nunes (Holtreman) - pai do anterior e filho de Jean Houltreman e de Ana Antónia Nunes
Jean Houltreman - pai do anterior e filho de Jean d'Oultreman e de Marie Morel
Jean d'Oultreman - pai do anterior e filho de Jacques d'OULTREMAN e de Jossefine de LIEMINGHE
Ascendência Holtreman:
Américo Cabedo Holtreman - filho de José Maria dos Santos Holtreman e de Helena Maria de Sousa Cabedo.
José Maria dos Santos Holtreman - pai do anterior e filho de José Carlos Xavier Holtreman e de Maria da Conceição da Fonseca.
José Carlos Xavier Holtreman - pai da anterior e filho de Manuel Carlos Xavier Holtreman e de Tomásia Joaquina.
Manuel Carlos Xavier Holtreman - pai do anterior e filho de Bartolomeu Nunes Holtreman e de Ana Rita Joaquina de Azevedo.
Bartolomeu Nunes Holtreman - pai do anterior e filho de Manuel Nunes de Azevedo (Holtreman) e de Rosalina Maria da Silveira
Manuel Nunes de Azevedo (Holtreman) - pai do anterior e filho de António Nunes (Holtreman) e de Isabel Antunes
António Nunes (Holtreman) - pai do anterior e filho de Manuel Nunes (Holtreman) e de Antónia Rodrigues
Manuel Nunes (Holtreman) - pai do anterior e filho de Jean Houltreman e de Ana Antónia Nunes
Jean Houltreman - pai do anterior e filho de Jean d'Oultreman e de Marie Morel
Jean d'Oultreman - pai do anterior e filho de Jacques d'OULTREMAN e de Jossefine de LIEMINGHE

Sem comentários: